Notícias Notícias

Voltar

Ebserh lança cartilhas sobre assédio

Relações de trabalho

Ebserh lança cartilhas sobre assédio

Material visa incentivar as boas relações entre os empregados e informar sobre como combater e prevenir essas práticas

A Rede Ebserh lançou, na última segunda-feira (10), a segunda edição da cartilha “Assédio Moral: Como prevenir e combater” e a primeira edição da cartilha “Assédio Sexual no Trabalho”, que têm o objetivo de promover relações de trabalho mais saudáveis entre seus colaboradores. O lançamento aconteceu durante a abertura da 14ª edição do projeto “Assédio Moral: Conscientizar é preciso”, realizado na sede da Ebserh, em Brasília, que promove palestras e debates sobre o tema nos hospitais universitários da rede.

Foram dois dias de debates sobre assédio moral e sexual nas rotinas de trabalho, maneiras de prevenir e coibir esse tipo de comportamento. Participou da cerimônia o vice-presidente da Ebserh, Eduardo Vieira, e também o diretor de Gestão de Pessoas, Rodrigo Barbosa, que explicou que as cartilhas possuem orientações bem esclarecedoras a fim de combater o que metaforicamente classificou como “chagas para o ambiente de trabalho”. “São dois problemas encontrados em organizações públicas e privadas em todo o mundo e que precisam ter um olhar muito cuidadoso por parte da gestão e também por parte dos funcionários e colaboradores”, disse.

Cartilhas

A segunda edição da cartilha “Assédio Moral: Como prevenir e combater” reforça os tipos de assédio, meios de denúncia e as punições para o assediador, além de informar sobre a Comissão de Mediação e Conciliação em cada um dos HU’s. No ano de 2017, a Rede Ebserh já havia disponibilizado para seus funcionários uma cartilha sobre combate ao assédio moral.

Como forma de ampliar o conhecimento sobre o tema, a cartilha “Assédio Sexual no Trabalho” explica a definição judicial, as práticas que configuram assédio sexual, as consequências para o praticante, as diferenças entre o assédio moral e o sexual, como a vítima deve agir, formas de prevenção e faz um alerta sobre o perigo de uma falsa acusação.

Acesse a cartilha "Assédio Moral: Como prevenir e combater" e "Assédio Sexual no Trabalho"