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Alunos de Medicina e Enfermagem irão esclarecer dúvidas da população por telefone e internet

Covid-19

Alunos de Medicina e Enfermagem irão esclarecer dúvidas da população por telefone e internet

Iniciativa do Campus Saúde da UFMG prepara alunos para uma linha direta com a população durante a pandemia de Covid-19

Uma iniciativa do Campus Saúde da UFMG está capacitando alunos, a partir do quarto período de Medicina e Enfermagem, para uma linha direta com a população, a fim de tirar dúvidas sobre a pandemia de Covid-19. O projeto de extensão foi instaurado em caráter emergencial pelo Comitê Local de Enfrentamento da Pandemia do Covid-19 do Campus Saúde da UFMG e os últimos detalhes estão sendo acertados. A previsão é que o serviço já esteja disponível na próxima semana.

Inicialmente, estão sendo capacitados, à distância, 100 alunos dos dois cursos (sendo 50 de cada) para responder dúvidas gerais sobre as formas de prevenção e as ações que estão sendo tomadas no enfrentamento da epidemia. Eles irão compor uma escala de plantões, assim como subgrupos formados para atendimento via telefone ou via web, ambos com acompanhamento de professores. As principais dúvidas da população também serão subsídio para campanhas de comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG.

Solidariedade e função social do conhecimento

Em menos de 24 horas do lançamento da iniciativa, 200 estudantes já haviam demonstrado interesse. “Vamos tirar os mitos da população. Esclarecer dúvidas gerais sobre o coronavírus”, explica Vitória Palmeira, coordenadora-geral do Diretório Acadêmico Alfredo Balena (DAAB). “Faz parte da função da universidade pública e gratuita melhorar a comunidade na qual ela se insere. Fazemos isso todos os dias, mas há momentos em que temos que ter mais responsabilidade ainda”, afirma.

A capacitação foi preparada por professores e, juntamente com a ação da linha direta, compõe o programa “Campus Saúde UFMG Enfrentando o Coronavírus”. A professora do Departamento de Pediatria, Maria do Carmo Barros de Melo, é a coordenadora do programa. “O curso foi preparado com artigos de alta qualidade, videoaulas e tarefas avaliativas de forma a garantir a boa qualidade da capacitação”, explica. “Consideramos histórico este momento, no qual a universidade pública tem buscado unir seus docentes e discentes de várias unidades para mostrar sua experiência em prol da sociedade como um todo”, completa.

Uma das etapas da capacitação foi a webaula realizada pelo médico do Hospital das Clínicas da UFMG e professor do Departamento de Clínica Médica, Unaí Tupinambás, que coordena o treinamento. A aula foi transmitida ao vivo, na última quinta-feira (19), e assistida por mais 1.200 pessoas. Ela está disponível online. 

Informação é fundamental

Segundo a professora Maria do Carmo, a atuação das universidades é necessária para apoiar as medidas de prevenção, combate e assistência preconizadas pelo Ministério da Saúde. “Neste momento de isolamento social, as tecnologias de informação e comunicação contribuem para controle de epidemias e permitem o monitoramento da situação e o esclarecimento de dúvidas”, afirma. A viabilização do projeto e da capacitação teve apoio do Centro de Informática em Saúde (CINS) e Centro de Tecnologia em Saúde (CETES) da Faculdade de Medicina.

A tecnologia pode auxiliar, também, no apoio àqueles que se encontram sozinhos ou que se sintam sem acesso às informações adequadas. “Esta tecnologia pode levar solidariedade e conforto. A telemedicina tem sido utilizada no mundo inteiro como forma de prevenir e combater a epidemia. Pode também minimizar o contato físico de profissionais de saúde e pacientes com a doença e desta forma reduzir a propagação do vírus”, aponta a professora.