Notícias Notícias

Voltar

Ala pediátrica do 6º andar está de cara nova

Reforma

Ala pediátrica do 6º andar está de cara nova

Revitalização englobou a pintura de toda a estrutura e aquisição de novo mobiliário para as crianças e adolescentes internados no local

A ala pediátrica do 6º andar do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh está mais “colorida” desde a última semana. A mudança é resultado de uma revitalização do espaço proposta pela Unidade de Pediatria, Cirurgia e Terapia Intensiva Pediátrica e Setor de Infraestrutura Física do HC que englobou a pintura de toda a estrutura e aquisição de novo mobiliário para as crianças e adolescentes internados no local.  

A ideia da revitalização era uma demanda antiga da Unidade, visando melhorar o ambiente e torná-lo mais acolhedor e adaptado ao universo infantil para que o tratamento seja percebido não como uma situação de trauma, mas como um processo transitório. O Setor de Infraestrutura Física, então, propôs uma intervenção com o mínimo de impacto negativo para os pacientes mirins. A ideia era trazer cores para toda a ala pediátrica e dar mais vida ao ambiente.

As antigas paredes beges e os shafts dos corredores ganharam tons pastéis; a parede central foi pintada de vermelho, para trazer “calor” ao ambiente; e o refeitório ganhou uma parede personalizada com o tema “fundo do mar”. Todo o mobiliário do refeitório – mesas e cadeiras – foi substituído por novos itens, garantindo modernidade e mais harmonia para o espaço.

“O impacto foi muito positivo para as crianças, adolescentes, familiares e até mesmo para os trabalhadores. A ala não tinha cara de pediatria. Agora, a gente vê o sorriso no rosto da criança”, afirmou a chefe da Unidade de Pediatria, Cirurgia e Terapia Intensiva Pediátrica, Regina Celi Marques.

Doações

A revitalização, que teve início em janeiro, só foi possível por causa da solidariedade de parceiros do HC-UFMG. A família Mota, que é uma parceira de longa data do hospital, doou verba no valor de R$ 7,5 mil para a pintura e aplicação de adesivo infantil no refeitório.  A COMED 143, Comissão de Formatura da Turma 143 da Faculdade de Medicina da UFMG, doou verba para a aquisição de 20 cadeiras e 9 mesas infantis, e 30 pranchas.

“Com esses recursos foi possível fazer uma intervenção de baixo custo e de alto impacto em termos de humanização do ambiente hospitalar”, afirmou chefe da Unidade de Engenharia de Projetos, Aline Maia.

Imagens: