Notícias Notícias

Voltar

Evento reúne grandes nomes internacionais da medicina gástrica e endoscópica

Gastrominas e Workshop

Evento reúne grandes nomes internacionais da medicina gástrica e endoscópica

Programação contará com conferências, discussões de casos clínicos e transmissões de procedimentos diretamente do Hospital das Clínicas

No período de 29 a 31 de Agosto de 2019, Belo Horizonte sediará o Gastrominas 2019 e a 14ª edição do Workshop Internacional de Endoscopia Digestiva na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG - Avenida João Pinheiro, 161 – Centro), das 8h às 18h. A programação contará com conferências, discussões de casos clínicos, apresentações de temas de amplo interesse das especialidades e transmissões de procedimentos endoscópicos ao vivo, diretamente do Hospital das Clínicas da UFMG (HC) para o auditório Oromar, na AMMG. A iniciativa também traz para a capital mineira renomados especialistas nacionais e internacionais que participarão das Mesas Redondas e Conferências, além de atuarem nos procedimentos endoscópicos.

O evento contará com os seguintes convidados internacionais já confirmados: David Serra, Lisboa – Portugal (Expertise em CPRE, POEM e Endoscopia Bariátrica); Manuel Perez - Miranda - Valladolid, Espanha (Expertise em Terapêutica, Eco-Guiada e CPRE); Naohisa Yoshida, Kyoto – Japão (Expertise em ESD e Image-Enhanced Endoscopy); Peter Vilmann, Copenhagen – Dinamarca (Expertise em EUS e Idealizador da Punção Eco-Guiada). Ele é uma parceria entre a Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Estadual Minas Gerais, a Sociedade Mineira de Coloproctologia e do Serviço de Endoscopia Digestiva do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (IAG-HC/UFMG).

Informações e inscrições: www.gastrominas2019.com.br

 

RESUMO DA PROGRAMAÇÃO

Gastrominas 2019 e 14º Workshop Internacional de Endoscopia Digestiva do IAG/HC-UFMG

Data: 29 a 31 de agosto de 2019

Local: Associação Médica de Minas Gerais – Avenida João Pinheiro, 161, Centro Belo Horizonte – Minas Gerais

 

EVENTOS

- 14º Workshop Internacional de Endoscopia Digestiva do IAG/HC-UFMG

- XV Congresso Mineiro de Gastroenterologia

- XII Congresso Mineiro de Endoscopia Digestiva

- IX Congresso Mineiro de Coloproctologia

- IX Congresso Mineiro de Enfermagem em Endoscopia

- II Simpósio Mineiro de Hepatologia

- II Curso Pré-Congresso de Motilidade Digestiva

Jovem Gastro

Jovem Coloprocto

E-pôsteres

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS EVENTOS:

14º Workshop Internacional de Endoscopia Digestiva do IAG/HC-UFMG – Dia 29/08

Será realizada a 14a edição do tradicional curso ao vivo organizado pela Equipe de Endoscopia do Instituto Alfa de Gastroenterologia, com seleção de aproximadamente 20 casos clínicos que serão submetidos a procedimentos endoscópicos pelos Experts convidados com transmissão simultânea para o auditório principal de AMMG. À semelhança das demais edições privilegiaremos a seleção de casos de complexidade variável, o debate entre os panelistas e os examinadores, a interação com a platéia e a discussão detalhada de todos os aspectos envolvendo os casos clínicos. A transmissão será efetuada pela empresa TBR o que garante a qualidade de imagem e som durante todo o evento. Destacamos ainda que neste ano os custos de admissão no Workshop foram reduzidos significativamente em especial aos associados quites da SOBEDMG, SGNMG e SMCP.

Gastrominas 2019 – Dias 29, 30 e 31/08:

XV Congresso Mineiro de Gastroenterologia
Avanço dos Métodos de Avaliação das Doenças Esofageanas, Barrett: vigilância e opções terapêuticas; Carcinoma hepatocelular: opções terapêuticas, Constipação Intestinal, Complicações da Hipertensão Porta, Distúrbios Motores de Trato Gastrointetinal, Doenças Auto-imunes e Colestáticas do Fígado, Doenças Inflamatórias Intestinais, Doença Hepática Gordurosa não alcoólica, Helicobacter pylori, Má-absorção intestinal: como abordar, Manejo das Hepatites virais B e C, Microbiota fecal, Prebióticos, Probióticos e Transplante de Microbiota Fecal, Parasitoses intestinais, Pâncreas: abordagem propedêutica, terapêutica e avanço da cirurgia robótica.


XII Congresso Mineiro de Endoscopia Digestiva

Contará com vários convidados nacionais e internacionais de grande prestígio e renome que atuarão em procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos transmitidos ao vivo para a sede do evento e comporão a grade científica de conferências e debates durante todo evento. Serão abordados os temas mais importantes da Endoscopia com ênfase em novas tecnologias e nos avanços mais recentes nos procedimentos terapêuticos.

IX Congresso Mineiro de Coloproctologia
Câncer colorretal - atualizações; Doenças orificiais e os novos tratamentos; Doenças inflamatórias intestinais; Cirurgias videolaparoscopica, robótica e anorretal minimamente invasivas; Endometriose; Assoalho pélvico; Genética. 
O tema Doenças Inflamatórias Intestinais será abordado em conjunto pela Gastroenterologia, Coloproctolologia e Endoscopia Digestiva e terá especial destaque na grade científica do Gastrominas 2019, com ênfase nos aspectos mais atuais de seu manejo terapêutico.


IX Congresso Mineiro de Enfermagem em Endoscopia

Reprocessamento de equipamentos em endoscopia

Estruturação do Serviço de endoscopia

Legislação em endoscopia

Infecções associadas a endoscopia

Hands ON de materiais e equipamentos em endoscopia (já incluso na inscrição para o Seminário de Enfermagem em Endoscopia).

II Simpósio Mineiro de Hepatologia

O II Simpósio de Hepatologia abordará a Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica, Hepatites Virais, Complicações da Cirrose, Carcinoma Hepatocelular.
I Curso Pré-Congresso de Motilidade Digestiva
Jovem Gastro
Jovem Coloprocto
E-pôsteres