Notícias Notícias

Voltar

Dia Mundial de Segurança do Paciente tem ações de conscientização

Assistência

Dia Mundial de Segurança do Paciente tem ações de conscientização

Mote da campanha mundial deste ano é “Fale pela Segurança do Paciente”

A assistência à saúde do paciente envolve práticas e estudos que buscam reduzir ou eliminar os riscos de causar danos durante o tratamento, como por exemplo a redução dos riscos de infecções. Para isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) busca a mobilização de pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde, por meio de campanhas de conscientização, para defender e divulgar a importância da segurança do paciente. Na próxima terça-feira (17), é comemorado o Dia Mundial de Segurança do Paciente, que neste ano tem como mote a campanha “Fale pela Segurança do Paciente”. Para ressaltar a importância da prática da segurança do paciente, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, referência no atendimento em casos de média e alta complexidade, promoverá, entre os dias 16 e 20 de setembro, uma série de ações de conscientização.

O hospital terá sua fachada iluminada de laranja, cor que representa a campanha da OMS. Haverá a distribuição de folders educativos no hall de entrada do prédio principal, atividades com os profissionais do turno da noite, divulgação de um vídeo especial sobre a temática, gravado com a superintendente da instituição, professora Andréa Maria Silveira, e outro sobre as Metas Internacionais da JCI, quiz sobre segurança do paciente com os trabalhadores, nas suas Unidades.

A enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do HC-UFMG, Carolina Teixeira Cunha, fala sobre o contexto da criação do Dia Mundial de Segurança do Paciente, explicando a importância de compartilhar o assunto. “A OMS vem trabalhando ao longo dos anos sobre a temática, principalmente a partir dos anos de 1990, uma vez que houve um aumento dos eventos adversos no cuidado com o paciente. Por isso, os órgãos oficiais determinaram um dia mundial para assumir a existência de eventos adversos na área de saúde e estimular a discussão do tema, o que é muito importante para evitar que as pessoas conheçam e temam tais ocorrências”, disse ela.

Saiba mais sobre a campanha da OMS.

Redação: Ana Beatriz Viana (estagiária) com supervisão de Luna Normand (Jornalista HC-UFMG)