Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh suspende parte dos atendimentos e restringe visitas

Coronavírus

Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh suspende parte dos atendimentos e restringe visitas

A partir desta quinta (19), instituição cancelará consultas e cirurgias eletivas em combate à pandemia

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh irá cancelar, a partir desta quinta-feira (19), parte das consultas clínicas e cirúrgicas eletivas agendadas e todas as cirurgias ambulatoriais eletivas, além de restringir visitas a pacientes internados. As medidas são algumas das estratégias adotadas pela instituição para o enfrentamento da pandemia de coronavírus.

O cancelamento das consultas clínicas e cirúrgicas eletivas já agendadas obedecerá ao critério de avaliação da equipe médica de cada especialidade. Os pacientes serão individualmente comunicados. Já as cirurgias ambulatoriais serão todas suspensas.

O atendimento às urgências, consultas oncológicas encaminhadas pela Comissão Municipal de Oncologia, primeiras consultas e aos retornos das especialidades para as quais o HC-UFMG é única referência acontecerão conforme critérios clínicos estabelecidos pela instituição.

O Hospital das Clínicas da UMFG/Ebserh tem se preparado continuamente e adotado uma série de ações para o enfrentamento do novo coronavírus desde janeiro, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou Emergência Internacional. O hospital criou o Comitê de Crise, composto por representantes da Superintendência, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Núcleo de Epidemiologia, Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST), Divisão de Enfermagem, Unidade de Urgência e Emergência, Unidade de Clínica Médica, Terapias Intensivas, Unidade de Laboratório, Setor de Hotelaria e Unidade de Comunicação, para discutir e gerir o Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Coronavírus.

Entre as diretrizes já adotadas estão o reforço das medidas de profilaxia, o planejamento e a compra de mais insumos e equipamentos de proteção, a definição e implementação de protocolo e fluxo de atendimento a possíveis casos suspeitos, o treinamento e a capacitação dos profissionais e a divulgação de materiais informativos e educativos.

As medidas administrativas e estruturais implementadas até o momento estão alinhadas às recomendações e determinações do Ministério da Saúde, das autoridades sanitárias e do gestor local do SUS no que diz respeito à organização da oferta de serviços à população. Confira como fica o HC-UFMG durante o período de enfrentamento da pandemia de cornavírus, que já atinge mais de 150 países:

 

1 - CONSULTAS E CIRURGIAS:

a) Suspender, por tempo indeterminado, as consultas clínicas e cirúrgicas eletivas agendadas conforme avaliação da equipe médica de cada especialidade.

b) Suspender todas as cirurgias ambulatoriais eletivas.

c) As urgências, consultas oncológicas encaminhadas pela Comissão Municipal de Oncologia, primeiras consultas e retornos das especialidades para as quais o HC-UFMG é única referência serão atendidas conforme critérios clínicos estabelecidos.

 

2 - VISITAS E ACOMPANHANTES:

d) Restringir visitas nas enfermarias hospitalares por tempo indeterminado. Será permitida a presença de 01 (um) visitante por paciente, pelo período de 1h ao dia, às quartas e aos sábados, em horário específico:

- 10º andar: das14h às 15h

- 8º andar: das 15h às 16h

- 7º andar: das 16h às 17h

- 2º andar: das 17h às 18h

- Hospital São Geraldo: das 15h às 16h

e) Reduzir as visitas nas Unidades de Pediatria, Pediatria do Pronto Socorro, CTI Pediátrico e Maternidade, sendo permitida apenas a visita de pai, mãe ou responsável legal no horário definido pela Unidade, podendo permanecer por até 1h.

f) Suspender as visitas no CTI Neonatal, no 9º andar/Leste (Unidade de Transplantes) e no Pronto Socorro.

g)  Reduzir as visitas nas Unidades de Terapia Intensiva, sendo permitido 01 (um) visitante ao dia, pelo período máximo de 30 minutos, em horário específico:

- UTI Leste: das 15h30 às 16h (em caso de internação de paciente com coronavírus nesta Unidade, as visitas serão suspensas)

- UCO: das 16h30 às 17h

- UTI – Pronto Socorro: das 15h30 às 16h

e)  Permitir a presença de 1 (um) acompanhante nas enfermarias nos casos previstos em lei, autorizado conforme critérios de norma interna e para o paciente em procedimento cirúrgico.

f) Proibir a presença de acompanhantes e visitantes maiores de 60 anos ou que apresentem sintomas gripais ou comorbidades graves.

g) Proibir a visita de gestantes, lactantes e crianças.

h) Proibir a visita de portadores de doenças crônicas ou com sintomas gripais.

i)  Proibir visitas e acompanhantes para pacientes que venham a ser internados com suspeita de infecção pelo coronavírus.

 

3- REPRESENTANTES e VISITAS TÉCNICAS

j) Ficam suspensas as visitas de representantes comerciais, visitas técnicas e acadêmicas, cerimônias religiosas e visitas administrativas.

 

4 – ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO, TREINAMENTO E VIAGENS

k) Suspender, até o final do mês de abril/2020, as atividades de capacitação, treinamento, seminários, palestras, congressos e afins.

l) Suspender, por igual período, a participação em viagens oficiais de servidor/empregado público. Assim, está suspensa a emissão de passagens e diárias desde a última segunda-feira (16).

m) Recomendar a realização de reuniões virtuais ou, não sendo possível, que estas sejam realizadas exclusivamente com a participação das pessoas indispensáveis à tomada de decisões, desde que mantida a distância de segurança entre os participantes.

 

O Colegiado Executivo do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh reforça as seguintes orientações:

- Higienização frequente e correta das mãos.

- Proibição do uso de adornos.

- Uso consciente de insumos, tais como luvas, óculos, máscaras e aventais, evitando o risco de desabastecimento.

 

Com a pandemia em curso, impactando a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, as informações e as ações adotadas pela instituição serão atualizadas a todo momento. O HC-UFMG reafirma o seu compromisso de garantir a qualidade de seus processos e a segurança dos seus profissionais e pacientes, e agradece o empenho o profissionalismo demonstrado pelos seus trabalhadores.