Notícias Notícias

Voltar

“Não podemos relaxar”, afirma o infectologista Unaí Tupinambás

Alerta

“Não podemos relaxar”, afirma o infectologista Unaí Tupinambás

Estudos mostram que a probabilidade de contágio entre uma pessoa contaminada e outra que não tem o vírus pode ser alta se nenhuma delas estiver de máscara

O uso da máscara é, sem dúvida, uma arma poderosa contra o novo coronavírus, juntamente com o distanciamento físico e a higienização das mãos. Mais do que proteger quem usa, a atitude protege dezenas de outras pessoas. Mesmo com a flexibilização do comércio em Belo Horizonte e cidades da região metropolitana, é importante manter essas medidas de prevenção para evitar a infecção e reduzir a propagação do vírus. “Não podemos relaxar!”, ressalta o infectologista do HC-UFMG, Unaí Tupinambás, que integra o Comitê de Enfrentamento da Pandemia em BH.

No Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, o uso da máscara é obrigatório, seja em áreas assistenciais ou administrativas. As máscaras cirúrgicas e as do tipo N95 ou PFF2 são recomendadas apenas para profissionais de saúde em atividades assistenciais, conforme a Anvisa e o Plano de Contingência do novo Coronavírus. Trabalhadores de áreas administrativas, acompanhantes e visitantes devem priorizar o uso de máscara caseira ou de tecido.

“Profissionais que trabalham em áreas não Covid têm maior chance de contrair a doença, pois eles relaxam mais, enquanto os trabalhadores da linha de frente mantêm o uso correto do EPI ao longo de toda a sua jornada no hospital”, disse Tupinambás.

Estudos mostram que a probabilidade de contágio entre uma pessoa contaminada e outra que não tem o vírus pode ser alta se nenhuma delas estiver de máscara. Agora, se ambos estiverem usando esse item de proteção, a probabilidade de transmissão é considerada baixa.

Clique aqui e confira as orientações do infectologista Unaí Tupinambas. 

Como utilizar a máscara corretamente

- As máscaras são individuais. Não compartilhe.

- Nunca deixe o nariz descoberto. Também não cubra apenas as narinas. A máscara deve cobrir totalmente a boca e o nariz, ser bem ajustada ao rosto e não deixar espaços nas laterais.

- Não encoste as mãos na parte interna e externa da máscara ao colocá-la ou tirá-la.

- O tempo de uso varia entre os tipos de máscara. As de tecido, por exemplo, devem ser utilizadas por, no máximo, 3h. Por isso, é importante ter, no mínimo, dois modelos.

- Como são reutilizáveis, as máscaras de tecido devem ser corretamente higienizadas: a dica é lavá-las, separadamente, com água corrente e sabão neutro.

- De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as máscaras de tecido devem ter três camadas, cada uma feita de um material: a externa precisa ser resistente à água, como poliéster ou TNT; a camada do meio deve funcionar como um filtro, por isso materiais sintéticos, como o prolipropileno, são mais indicados; por fim, a última camada, que é a mais próxima ao rosto, deve ser de algodão, para absorver a água e conter a umidade.