Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas da UFMG lidera acessos à plataforma de pesquisa médica UpToDate

Informação

Hospital das Clínicas da UFMG lidera acessos à plataforma de pesquisa médica UpToDate

Conteúdo está disponível gratuitamente em todos seus hospitais universitários da Rede Ebserh

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh figura no topo do ranking de acessos à base científica de conhecimentos de saúde UpToDate em toda a Rede Ebserh. Considerado uma das mais conceituadas ferramentas de assistência em saúde, o software auxilia na qualificação da assistência e do ensino, por meio da incorporação da medicina baseada em evidências nas práticas clínicas, do embasamento das decisões clínicas, da agilidade na tomada de decisão e da segurança ao paciente. De acordo com os indicadores de acesso, o hospital teve uma média de 6.870 mil consultas realizadas por mês desde a contratação do serviço pela Ebserh. O número demonstra o cuidado dos profissionais de saúde da instituição em buscar as melhores decisões clínicas, proporcionando um atendimento mais seguro ao paciente.

O acesso ao conteúdo do UpToDate, financiado pela Rede Ebserh, está disponível gratuitamente em todos seus hospitais universitários desde dezembro de 2017. Desde então, o HC-UFMG liderou o ranking de acesso ao banco de dados. “O UpToDate é um diferencial para qualquer instituição de saúde, contribuindo tanto para a assistência quanto para o ensino. Ter acesso a essa plataforma significa que o HC está sempre de olho no que de mais novo existe no campo da saúde em termos de ferramentas para seus profissionais e alunos”, afirmou a Gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFMG, Fabiana Kakehasi.

Um dos seus principais benefícios é a facilidade que ele proporciona aos profissionais que buscam informações médicas, gerando otimização de tempo. Em relação ao ensino, possibilita aos professores ensinar e discutir com os seus alunos as evidências mais recentes. O conhecimento contido na plataforma conta com mais de dez mil temas, é constantemente atualizado e possui o suporte de pesquisadores de todo o mundo. “Simplificou o nosso atendimento, já que não precisamos ficar consultando livros, que às vezes estão desatualizados, além de ser uma ferramenta moderna e confiável”, declarou a médica pediatra da Unidade de Pediatria, Fernanda Teixeira.

Dentre os temas mais pesquisados no UpToDate pelos 40 hospitais da Rede Ebserh está prescrição de medicamentos (drugs information), doenças infecciosas (infectious diseases) e saúde das crianças (pediatrics).

UpToDate

O UpToDate é uma base científica de conhecimentos em saúde que disponibiliza conteúdo atualizado com o objetivo de apoiar a tomada de decisão clínica. Alguns dos recursos presentes na ferramenta são: lançamento de novidades da literatura médica; atualizações de artigos existentes de acordo com novos estudos; mecanismo de pesquisa que permite consultas em imagens, gráficos e vídeos, dentre outras funcionalidades.

Reconhecido como um recurso de formação contínua por muitas organizações de saúde de todo o mundo, mais de 1.7 milhões de médicos fazem uso de suas ferramentas. O material é produzido por mais de 4400 profissionais de saúde e abrange mais de 17 especialidades, incluindo um banco de dados farmacológicos. Além disso, está disponível tanto pela internet quanto off-line em diversos meios digitais.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital de Clínicas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Redação: Vivian Mota (estagiária) com supervisão de Luna Normand (jornalista - Unidade de Comunicação HC-UFMG)