Notícias Notícias

Voltar

Visita ampliada em UTI do Hospital das Clínicas beneficia pacientes e familiares

Estudo

Visita ampliada em UTI do Hospital das Clínicas beneficia pacientes e familiares

Instituição, que adota a estratégia desde 2018, integra estudo sobre os benefícios da flexibilização do tempo de visita

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh foi um dos 36 hospitais públicos e filantrópicos do país que participaram de um estudo que avaliou os efeitos da ampliação do tempo de visita em Unidades de Terapias Intensivas Adulto. Segundo o artigo UTI Visitas – Efeitos da Visita Familiar Flexibilizada em Unidades de Terapia Intensiva Adulto, publicado na edição deste mês do Jornal da Associação Americana de Medicina (Jama), um dos periódicos científicos mais importantes do mundo, o aumento da visitação para 12h diárias reduziu em até 50% os sintomas de depressão e ansiedade nos familiares e melhorou a relação de confiança e o entendimento do processo saúde-doença-morte entre família e equipe assistencial.

No HC-UFMG, a pesquisa envolveu cerca de 50 pacientes internados na UTI Adulto e seus familiares com o objetivo de comparar a eficácia e segurança da visita flexibilizada com o modelo usual restritivo, onde o tempo médio permitido é de um período de cerca de 2h e em horário determinado. Os resultados não poderiam ser mais animadores. Segundo o artigo, um maior tempo de contato do paciente com seus familiares próximos contribui com a redução do seu medo, estresse e ansiedade, proporciona maior entendimento sobre sua saúde (o familiar pode contribuir para esclarecer o paciente sobre seu estado clínico) e melhora a compreensão do paciente por parte da UTI (o familiar pode auxiliar a equipe da UTI a entender melhor o paciente).

Já para os familiares, entre os potenciais benefícios está a redução em até 50% dos sintomas de depressão e ansiedade. De acordo com o coordenador de enfermagem da UTI Adulto do HC-UFMG, Ronan de Souza, além disso a maior permanência do acompanhante no ambiente familiar melhorou a relação de confiança e o entendimento do processo saúde-doença-morte entre família e equipe, resultando em uma comunicação mais efetiva. Não houve evidências de aumento na taxa de infecção hospitalar ou de confusão mental do paciente.

O estudo, que teve início em 2017 e só foi publicado neste mês, foi conduzido pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

Como funciona

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh adota a visitação ampliada em seu UTI Adulto desde 2018, seguindo uma estratégia do Proadi-SUS. Para isso, a instituição reestruturou o fluxo organizacional de visitas na unidade, que antes era dividido em dois períodos pré-determinados de 2h cada, proporcionando flexibilidade de horário ao acompanhante, que não é obrigado a ficar as 12h com o paciente, adequando o tempo que for possível dentro de suas possibilidades. No momento da internação do paciente, os familiares recebem orientações sobre boas práticas que devem ser adotadas durante a visita e permanência na UTI.

Redação: Luna Normand (Jornalista - HC-UFMG)