Notícias Notícias

Voltar

Hospital das Clínicas da UFMG mais perto da acreditação internacional

Qualidade

Hospital das Clínicas da UFMG mais perto da acreditação internacional

Instituição receberá avaliadores da Joint Commission International entre os dias 21 e 25 de outubro

O Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh está a um passo da acreditação internacional, selo conferido a instituições de saúde que priorizam a segurança e a qualidade no atendimento ao paciente. É o primeiro hospital público de Minas Gerais que busca adequar os seus processos assistenciais e administrativos aos Padrões de Acreditação da JCI para Hospitais, firmando o seu compromisso com a excelência no ensino, na pesquisa, na extensão e na assistência.

Serão quatro avaliadores internacionais com domínio da Língua Portuguesa. Durante os cinco dias, das 8h às 17h, eles percorrerão todo o complexo hospitalar observando todo o processo de cuidado do paciente, assim como a segurança das instalações. Todas as áreas serão visitadas, por isso é importante que os trabalhadores estejam preparados e envolvidos no processo, a fim de demonstrar que a instituição desenvolve práticas seguras e baseadas em padrões de qualidade internacionais.

Para ser acreditado pela JCI, o hospital precisa alcançar 98,2% de conformidade. Além disso, precisa conquistar 100% na avaliação das Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Várias ações vêm sendo realizadas com esta finalidade, tais como visitas às Unidades, rastreadores de pacientes, visitas prediais, preparação dos facilitadores - profissionais que acompanharão os avaliadores da JCI, dentre outras.

Histórico

O Hospital das Clínicas da UFMG desenvolve atividades de acreditação alinhadas à metodologia da JCI desde 2010. Durante todo esse tempo, ele tem buscado adequar as suas ações e os seus processos às melhores práticas internacionais vigentes com o apoio do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), por meio de visitas educativas.  Em oito anos, a instituição deu um salto de 44,3% de conformidade com os padrões internacionais.

“Iniciamos o processo de acreditação com 37% de conformidade. Com o envolvimento de todos os trabalhadores do HC, alcançamos 87,5% de conformidade com os padrões internacionais de qualidade e segurança na última visita do CBA”, afirmou a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e do Risco (Gesqualis), Tatiane Batista, unidade responsável por promover e monitorar a implantação dos requisitos da qualidade e segurança do paciente em todo o HC-UFMG.

O que é acreditação

É um processo no qual uma entidade, geralmente não-governamental, separada e independente da instituição de saúde, avalia os seus cuidados à saúde para determinar se ela atende a uma série de requisitos (padrões) organizados em torno de importantes funções e criados para melhorar a segurança e a qualidade do cuidado.

O selo da acreditação internacional será o reconhecimento formal de que o HC-UFMG é competente na prestação de serviços na área da saúde com qualidade e segurança. Ou seja, significa dizer que ao desenvolver nossos processos, priorizamos a qualidade e a segurança no atendimento ao nosso paciente e as melhores práticas nacionais e internacionais vigentes.

Redação: Luna Normand (Jornalista HC-UFMG)