Notícias Notícias

Voltar

Seminário vai discutir novas abordagens para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Inscrições abertas

Seminário vai discutir novas abordagens para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Evento, que integra programação do Outubro Rosa, acontecerá no dia 11 de outubro

No Brasil, a cada ano, surgem, aproximadamente, 59 mil novos casos de câncer de mama. Ao ser detectada precocemente, a doença tem mais chance de cura, os tratamentos são menos agressivos e as taxas de sucesso, mais elevadas. Mas, para isso, é necessário atenção e acompanhamento constante da saúde das mulheres, buscando detectar qualquer sinal inicial da doença.

Para conscientizar a população da importância do cuidado à saúde, enfatizar a importância de a mulher conhecer as suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, durante todo o mês de outubro acontecem ações pelo mundo em alusão à campanha “Outubro Rosa”.  No Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, a discussão sobre o tema acontecerá no dia 11 de outubro, das 7h30 às 13h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Prof. Alfredo Balena, 190 – Santa Efigênia), com a realização do seminário “ Câncer de Mama: diagnóstico, tratamento e reabilitação”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através deste link.

Promovido pelo Serviço de Mastologia do HC-UFMG/Ebserh, a programação contará com temas que buscam divulgar conhecimentos sobre o rastreamento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. As palestras, mesas redondas e debates vão apresentar as novas atuações do serviço, formas de lidar com pacientes de alto risco, os tratamentos disponíveis e a multidisciplinaridade do assunto. “É muito importante alertar a população sobre os cuidados relacionados ao câncer de mama e evento, além de fazer esse alerta, evidencia como o Hospital das Clínicas atua no diagnóstico, tratamento e reabilitação dos pacientes com câncer de mama”, disse o chefe do Serviço de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, o médico Gabriel de Almeida.

Programação

Ainda na programação do Outubro Rosa no Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, acontecerá, na próxima quarta (2), uma série de atividades para pacientes e trabalhadoras da instituição. O “Outubro Rosa no Jenny Faria” contará com espaço de beleza com cortes de cabelo e maquiagem, oficinas de tricô, crochê e tear. A ação terá também uma apresentação musical e intervenções teatrais para animar e interagir com os participantes.

Atendimento no HC-UFMG

O atendimento no Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), é feito de forma integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). As pacientes chegam encaminhadas pelos mastologistas da Rede SUS ou pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). As pacientes são atendidas em conjunto pelos médicos residentes e pelos preceptores. Os casos mais difíceis são apresentados em reuniões clínicas e as decisões são compartilhadas por todos os membros da equipe composta por mastologista, patologista, oncologista clínico, radioterapeuta, fisioterapeuta, psicóloga e enfermeira.

Serviço

Seminário: “ Câncer de Mama: diagnóstico, tratamento e reabilitação”

Dia 11 de outubro, das 7h30 às 13h30

Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG

 

“Outubro Rosa no Jenny Faria”

Dia 2 de outubro

8h30 às12h

Espaço de beleza com corte de cabelo e maquiagem, oficina de tricô, crochê e tear (Projeto “Tricô com amor”- Minas Tênis Clube), apresentação musical da Banda da Guarda Municipal de BH, intervenções teatrais (SESC Venda Nova).