Notícias Notícias

Voltar

Prefeitura de BH irá testar profissionais do HC para inquérito sorológico

monitoramento

Prefeitura de BH irá testar profissionais do HC para inquérito sorológico

Objetivo é avaliar como está a circulação do vírus na capital

Profissionais de saúde que trabalham no Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh irão passar por testes, a partir da próxima segunda (3), para identificar a presença de anticorpos contra o novo coronavírus. O monitoramento, chamado de Inquérito Sorológico, faz parte de uma ação da Prefeitura de Belo Horizonte para verificar a imunidade de segmentos da população de Belo Horizonte ao novo coronavírus e avaliar como está a circulação do vírus na capital. Confira na intranet ou no email funcional a lista de sorteados. 

A testagem, que está em fase avançada, é por amostragem nas categorias profissionais que permaneceram em atividade mesmo com a implantação do isolamento social: profissionais de saúde das redes pública e privada, atendentes e caixas de supermercados, padarias, farmácias e drogarias da capital, e trabalhadores do transporte coletivo. Os profissionais destes segmentos, teoricamente, ficam mais expostos à infecção pelo vírus mesmo com as medidas protetivas específicas que foram implantadas.

No HC-UFMG, os testes acontecerão entre segunda (3) e sexta (7), no 10º andar do prédio principal, Ala Leste, das 8h às 17h. Foram selecionados 1.184 trabalhadores, por meio de sorteio, para participar do monitoramento, após cálculo do número de pessoas de cada categoria que deveria ser testada, segundo a Prefeitura de BH. Confira a lista com os nomes dos trabalhadores sorteados. A participação é voluntária e intransferível, ou seja, não será permitido indicar pessoas para realizar a testagem.

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu do Ministério da Saúde 75 mil testes rápidos que estão sendo utilizados no inquérito sorológico. Os resultados serão divulgados pela PBH após todos os grupos serem testados e os dados, consolidados.