Notícias Notícias

Voltar

Seminário online discute a doação de órgãos e os desafios em tempos de pandemia

Setembro verde

Seminário online discute a doação de órgãos e os desafios em tempos de pandemia

O tema desta quinta (24) é transplante de células e tecidos. Participe!

Um dos maiores centros transplantadores de Minas Gerais, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh já realizou mais de 18 mil procedimentos desde o registro do primeiro transplante na instituição, em 1969, que também foi o primeiro do Estado. Para que os transplantes aconteçam e vidas sejam salvas, porém, um gesto de solidariedade e amor ao próximo é fundamental: a doação de órgãos.

Para discutir o cenário atual dos transplantes no Brasil, os desafios e as perspectivas, o HC-UFMG promove, até sexta (25), o seminário online “Doação de órgãos e tecidos para transplantes: desafios em tempos de pandemia”, que faz parte das ações da instituição alusivas ao Setembro Verde. Nesta quinta (24), a partir das 14h, a discussão é sobre transplantes de células e tecidos. 

O evento teve início na última segunda (21), com a apresentação das experiências de um grupo de estudos na área de transplantes liderado pela professora da UNIFESP, Bartira de Aguiar Roza. Em seguida, membros do MG Transplantes e CIHDOTT do HC fizeram um panorama da situação no Brasil. Na terça (22), o tema da mesa-redonda foi captação de órgãos e tecidos. Ontem (23), as equipes transplantadoras de coração, rim e fígado do HC-UFMG apresentaram os desafios dos transplantes de órgãos no cenário atual. As palestras e mesas-redondas estão sendo transmitidas no canal do Youtube do Centro de Telessaúde do HC.

Só em Minas Gerais, mais de 4 mil pessoas aguardam na fila do MG Transplantes por um órgão e pela chance de renascer. Com o intuito de diminuir o tempo de espera e potencializar as doações, o Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh, todos os anos, propõe ações de conscientização durante todo o mês de setembro em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 do mesmo mês. Por conta da pandemia de Covid-19, a tradicional “Caminhantes - Caminhada pela Doação de Órgãos”, realizada desde 2010, reunindo pacientes transplantados, equipes médica e assistencial, familiares e amigos, não acontecerá em 2020.

Programação

A programação conta com membros das equipes transplantadoras do HC-UFMG, integrantes da CIHDOTT do HC, representantes do MG Transplantes, Hospital Felício Rocho e UNIFESP. Entre os assuntos abordados estão: “O processo de captação de órgãos e tecidos no HC-UFMG”, “Os cuidados ambulatoriais no pré e pós transplante durante a pandemia” e “Doações de órgãos e tecidos para transplantes: O que mudou com a Covid-19”.

“A doação de órgãos é sempre um tabu muito grande na sociedade, pois envolve a morte de um ente querido. Por isso, é muito importante mobilizar e conscientizar a população dos benefícios da doação, que pode ajudar a salvas muitas vidas. Importante frisar que neste momento de pandemia houve uma considerável redução no número de doações, porque os critérios ficaram mais rigorosos”, afirmou o Gerente de Atenção à Saúde do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira .

PARTICIPE DO EVENTO: Para acessar as mesas do evento, basta clicar no banner referente ao Seminário no site do Centro de Telessaúde do HC-UFMG ou neste link

CLIQUE AQUI E ACESSE A PROGRAMAÇÃO. 

 

quarta (23), a partir das 14h, as equipes transplantadoras de coração, rim e fígado do HC-UFMG estarão reunidas para discutir os desafios dos transplantes de órgãos. As palestras e mesas-redondas estão sendo transmitidas no canal do Youtube do Centro de Telessaúde do HC.