Notícias Notícias

Voltar

Residência multiprofissional em saúde promove o encontro entre a teoria e a prática

PROCESSO SELETIVO 2021

Residência multiprofissional em saúde promove o encontro entre a teoria e a prática

Inscrições para o processo seletivo terminam no próximo dia 20; podem concorrer profissionais com formação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional

stão abertas, até o dia 20 de novembro, as inscrições para o Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh. São três áreas de concentração: Cuidado Humanizado da Criança e do Adolescente (7 vagas), Saúde do Idoso (18 vagas) e Saúde Cardiovascular (10 vagas). Podem concorrer profissionais com formação em enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional, de acordo com as especificidades de cada área. O edital e as orientações para inscrição podem ser consultados neste link

A residência é uma modalidade diferenciada de formação, favorecendo o encontro entre conhecimentos teóricos e práticos. No caso da residência multiprofissional, ela possibilita a integração de diferentes profissionais de saúde em uma mesma área, aprimorando o conhecimento multidisciplinar. No HC-UFMG, o programa completa 10 anos este ano, promovendo o desenvolvimento de profissionais de saúde para atuarem na atenção à saúde do idoso, saúde cardiovascular e no cuidado humanizado da criança e do adolescente.

“A residência proporciona ao profissional a oportunidade de realizar um trabalho integrado com outras áreas da saúde em um espaço multiprofissional. A formação no HC é voltada para prática clínica no âmbito do SUS, possibilitando a vivência na atenção primária, secundária e terciária, o que raramente ocorre na especialização.  Além disso, oferecemos um corpo de professores, tutores e preceptores com excelente formação acadêmica, e um campo amplo para a realização de pesquisas”, afirmou a subcoordenadora da Coremulti e professora associada da Faculdade de Odontologia da UFMG, Denise Vieira Travassos.

A terapeuta ocupacional Larissa Moreira da Costa, residente em Saúde do Idoso, disse que optou pela residência pela intensidade e pelas horas destinadas à prática. “Recém-formada, me sentia insegura para o mercado de trabalho e acreditava que a residência iria contribuir para o desenvolvimento da minha insegurança, o que de fato ocorreu”, disse. Para ela, nenhuma outra pós-graduação possibilitaria tamanha experiência profissional.

A possibilidade de participar de um programa de residência que permitisse aprimoramento, extensão de conhecimentos teóricos e imersão na prática profissional foi fundamental para que a fisioterapeuta Ana Flávia Ferreira ingressasse na residência multiprofissional em Saúde Cardiovascular. “A fisioterapia na residência multiprofissional do HC possui áreas de atuação bem determinadas, preceptores capacitados e tutoria com expertise na área da fisioterapia cardiovascular, permitindo a oferta de um programa bem estruturado e extremamente enriquecedor”, afirmou.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem se inscrever neste link. O valor varia de R$ 210,00 a R$ 441,00. O concurso possui duas fases, composta por prova objetiva e de títulos. A data provável da prova objetiva é 13 de dezembro de 2020. O início dos programas está previsto para 1º de março de 2021.