Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC-UFMG elege conselheiros para biênio 2017-2019

Controle social

HC-UFMG elege conselheiros para biênio 2017-2019

Foram eleitos 32 membros efetivos e seus respectivos suplentes; o mandato é de dois anos.

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), elegeu, na última terça-feira (21), os novos membros do seu Conselho de Saúde durante o 9º Seminário do Conselho de Saúde do HC-UFMG. Foram eleitos 32 membros efetivos e seus respectivos suplentes, sendo 16 deles representantes de usuários e entidades, oito representantes de gestores de serviços e oito representantes de trabalhadores.  O mandato é de dois anos.

O evento, realizado no auditório do Centro de Apoio Didático (CAD), contou com as presenças da superintendente do HC-UFMG, professora Luciana Gouvea Viana; da professora da Escola de Enfermagem, Eliane Marina Guimarães Palhares; da presidente do Conselho de Saúde gestão 2013-2015, Marta Auxiliadora Ferreira; da representante dos usuários do HC-UFMG no Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Magda Fernandes Antunes; e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Bruno Abreu Gomes. 

Durante a solenidade, a professora Luciana ressaltou a importância do encontro e da reconstrução do conselho hospitalar do HC-UFMG.  Em seguida, a ouvidora Patrícia Campos Chaves apresentou o contexto histórico do conselho, criado em 1998 para ser um instrumento consultivo, propositivo e fiscalizador articulado ao Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH).

A professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e médica do HC-UFMG, Elza Machado, ministrou a exposição dialogada “A Importância do Controle Social no Processo de Construção Coletiva da Saúde na Atualidade”, na qual falou sobre o valor da participação popular em favor da sociedade. Foi feita ainda a leitura do novo regimento interno durante o seminário.