Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Unidade de Internação da Clínica Médica é reinaugurada

Reforma

Unidade de Internação da Clínica Médica é reinaugurada

Local vai atender com mais conforto e segurança pacientes internados; são ao todo 39 leitos, distribuídos em sete enfermarias comuns e duas isoladas

O Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), reinaugurou, nesta quinta-feira (30), a unidade de internação da Unidade de Clínica Médica Hospitalar, localizada no 7º andar (ala leste), que estava há 5 meses fechada para obras. O local foi reformado para atender com mais conforto e segurança pacientes internados. São ao todo 39 leitos, distribuídos em sete enfermarias comuns e duas isoladas.

A solenidade contou com as presenças da superintendente do HC-UFMG, professora Luciana de Gouvêa Viana; da gerente de Atenção à Saúde, professora Andréa Maria Silveira; do gerente de Ensino e Pesquisa, Alexandre Rodrigues Ferreira; da gerente Administrativa, Elizete Maria da Silva Neme; e da chefe da Unidade de Clínica Médica Hospitalar, Mariana Benevides, além de outros chefes de Unidades, Setores e Divisões.

“É uma revitalização de uma área muito importante do hospital, que concentra um grande número de leitos qualificados da clínica medica. Com essa intervenção, nós fizemos uma série de adequações à regulamentação da vigilância sanitária, aumentado a segurança para os pacientes e os profissionais, e humanizando mais o atendimento”, afirmou a superintendente.

Para que a obra pudesse acontecer, todos os pacientes foram temporariamente transferidos para o 10º andar em novembro, quando teve início a reforma. Segundo explicou a chefe da unidade, a médica Mariana Benevides, a estrutura antiga não era adequada para os dias atuais, por isso mesmo a ala apresentava muitos problemas. “As fórmicas dos banheiros estavam soltando já há muito tempo. Também tínhamos intercorrências na parte elétrica e hidráulica”, revelou.

Nova estrutura

De acordo com a chefe da Unidade de Engenharia de Projeto, do Setor de Infraestrutura Física, Aline Maia, todas as enfermarias ganharam novas luminárias de vigília e de leito, além de iluminação de teto. A tubulação de gás foi revitalizada, com a troca de pontos e válvulas de gás. Já os banheiros ganharam pontos de busca-enfermeiro.

“Em relação ao layout, levamos a sala de prescrição para perto do posto da enfermagem, criamos uma sala para depósito de equipamentos e pintamos toda a ala, revitalizando armários, portas e fechaduras”, explicou. Segundo a engenheira, também foi feito um novo projeto elétrico do local em conformidade com a RDC nº 50 da Anvisa,  que dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

A reforma da ala leste do 7º andar irá dar mais segurança e conforto para os pacientes. A aposentada Corina Ferreira dos Santos, 60, internada há um mês no hospital, já sente os benefícios. “Revitalizaram os banheiros e os quartos, que ficaram mais amplos. O bom é estar em casa, mas quando é preciso um tratamento de saúde, é muito bom estar em um local de qualidade como o HC”, afirmou.

Para a chefe da unidade de Clínica Medica Hospitalar, esse é o momento de reorganização da unidade. “Agora, vamos conseguir adequar os espaços a nossa realidade, já que antes muita coisa havia sido pensada para outra época. Vamos aproveitar esse retorno para tornar o ambiente de trabalho o mais funcional e organizado possível, resultando na melhora da eficiência da equipe”, acredita, Mariana Benevides.