Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Presidente da Ebserh faz nova visita ao HC-UFMG

Gestão e aproximação

Presidente da Ebserh faz nova visita ao HC-UFMG

Gestor ressaltou a importância de acompanhar de perto a rotina dos hospitais da rede

O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, esteve no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), em Belo Horizonte, neste domingo (9), onde se encontrou com a superintendência do HU e lideranças de diversas áreas e percorreu as grande parte do complexo hospitalar. É a segunda vez que o presidente visita a instituição, que é integra a rede Ebserh. Também participaram do encontro o vice-presidente da empresa, Laedson Bezerra, e a Coordenadora de Comunicação Social, Natália Tavares. 

Nesta visita, Kleber esteve no pronto-socorro, onde pode acompanhar de perto as práticas realizadas pelos profissionais. Ao longo da manhã, o presidente da estatal também visitou o Centro de Telessaúde, que abrange 780 municípios e 1 mil pontos de telessaúde, o que representa 91% de cobertura dos municípios de Minas Gerais.  

Acompanhado pela superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, Luciana de Gouvêa Viana; pelo Gerente de Ensino e Pesquisa, Alexandre Ferreira; pela Chefe do Setor de Cuidados, Lismar Isis Campos; e pela Chefe da Unidade de Comunicação Social, Maria Valdirene Martins, o presidente visitou ainda: a Unidade de Diagnóstico por Imagem, o Laboratório de Urgência, a Unidade de Neonatologia,  a Unidade de Internação da Clínica Médica Hospitalar, reinaugurada recentemente após revitalização, a Unidade de Transplantes, o Laboratório de Reprodução Humana. Em todas as unidades os visitantes foram recebidos pelos coordenadores  e referências e puderam conhecer de perto a rotina assistencial e observar o trabalho das equipes multidisciplinares e projetos de excelência em diversas áreas.   

O presidente ressaltou ainda a importância da direção da Ebserh estar sempre próxima dos hospitais da rede, acompanhando de perto o seu dia a dia por meio de visitas constantes aos HUs e de contato com os profissionais que estão na ponta. “Só assim é possível ver a realidade dos HUs, interagir com suas equipes e tomar decisões eficientes. O maior desafio dessa nova gestão é fazer com que a Ebserh promova efetivamente a melhoria dos nossos 39 hospitais universitários; e para isso precisamos conhecer a realidade e ver o que cada um faz faz de melhor e o que é possível ser aplicado à realidade de outros hospitais de nossa rede”, afirmou.

Giro por MG

A visita ao Hospital das Clínicas da UFMG encerrou o giro do presidente da Ebserh pelos hospitais de Minas Gerais. Ele teve início na última quinta-feira (6), quando Kleber Morais desembarcou no HU da Universidade Federal de Uberlândia. O hospital não é administrado pela estatal, porém recebe recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), administrado pela Ebserh. Na sexta-feira (8), foi a vez do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, localizado em Uberaba, receber o presidente e sua equipe. A instituição integra a Rede Ebserh. Nesta segunda-feira (10), a comitiva ainda cumpre agenda na Universidade Federal de Minas Gerais, com o reitor Jaime Arturo Ramirez.

 

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 50 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.

 

Imagens: