Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital relança a campanha “Desperdício não é brincadeira!”

Conscientização

Hospital relança a campanha “Desperdício não é brincadeira!”

Objetivo é alertar para a importância do consumo consciente, inspirando os colaboradores a identificarem oportunidades de economia em seus setores

Reduzir, reciclar e reaproveitar tudo o que for possível a fim de contribuir para a preservação do meio ambiente e com o equilíbrio do planeta são atitudes que devem ser adotadas por todos, sempre. A partir de hábitos de consumo mais conscientes, é possível promover a sustentabilidade em vários lugares, como no trabalho. Pensando nisso, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), relançou, nesta semana, a campanha “Desperdício não é brincadeira!”.

O objetivo é alertar a comunidade hospitalar para a importância do consumo consciente. A campanha engloba gestão de resíduos, economia de água e de energia elétrica, porém a ideia é ir além desses três aspectos, inspirando os colaboradores a identificarem em seus setores oportunidades de economia em diversos aspectos. Isso porque, durante a contratualização com o Colegiado Executivo, todas as unidades, setores e divisões do HC-UFMG pactuaram o indicador geral Plano Interno para Redução de Despesas, que visa a sustentabilidade dos processos e a redução de despesas no hospital.

“As unidades, setores e divisões terão que pensar e promover boas práticas que reduzam o desperdício, como por exemplo, economia de papel e de copo”, afirma a chefe da Unidade de Planejamento, Letícia Machado. No final de 2017, as boas práticas serão mensuradas e os setores com os melhores resultados serão reconhecidas e apresentarão suas ações para a instituição.

A campanha

A campanha “Desperdício não é brincadeira!” tem caráter informativo e educativo, apontando alternativas para a otimização das práticas e, consequentemente, redução do consumo.  Diversos cartazes foram afixados nos quadros de avisos e murais do hospital e de seus anexos com mensagens  “Observe as lixeiras antes de descartar qualquer material. Cada uma tem a sua finalidade”, são alertas para a necessidade de segregação dos resíduos ou “As torneiras devem ficar sempre fechadas. Fique de olho!”. A campanha ainda chama a atenção para a necessidade de se providenciar consertos quando esses não necessários, como lâmpadas piscando, torneiras pingando e descarga de vasos sanitários vazando. Diante dessas situações é necessário abrir ordens de serviços para que o Setor de Infraestrutura Física realize as correções.

E você, sabe como pode ajudar a reduzir o desperdício? Discuta com a sua equipe e apresente propostas no colegiado interno da sua unidade. Contribua com o consumo consciente no Hospital das Clínicas da UFMG, pois desperdício não é brincadeira!