Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Dia Mundial da Higienização das Mãos terá ações

Conscientização

Dia Mundial da Higienização das Mãos terá ações

Ao longo de toda a semana, haverá intervenção nos setores; um robô também percorrerá o HC-UFMG, explicando sobre higienização das mãos e prevenção de infecções.

A correta higienização das mãos é uma iniciativa simples que garante aos pacientes e aos profissionais de saúde proteção contra várias doenças. Por isso mesmo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Para comemorar a data e conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir essa atitude simples em suas rotinas, o Hospital das Clínicas da UFMG realizará, de 2 a 5 de maio, uma série de ações.

Ao longo de toda a semana, haverá intervenção nos setores. Acadêmicos fantasiados de mãos visitarão alguns setores do hospital, promovendo atividades lúdicas com os trabalhadores. Um robô também percorrerá o HC-UFMG, explicando sobre higienização das mãos e prevenção de infecções.

No dia 5, no hall de entrada do prédio principal, a partir das 7h, uma blitz educativa irá verificar como anda a higienização das mãos das pessoas por meio de um gel é formulado a partir de um pó fluorescente UV, misturado numa loção especial para mãos. Quando colocadas sob uma lâmpada UV, é possível ver todas as áreas não lavadas corretamente. Paralelamente, haverá distribuição de panfletos educativos.

Sessão pôster

De 2 a 5 de maio, também haverá Sessão Pôster, no hall de entrada do prédio principal, dos melhores trabalhos sobre higienização das mãos e prevenção de infecção. Para concorrer, basta encaminhar trabalho, até a próxima segunda-feira (24), para o email gesqualis@hc.ufmg.br. Confira os critérios para participação.

Os quatro melhores trabalhos serão apresentados e premiados em sessão oral no dia 5 de maio.