Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Campus Saúde da UFMG promove ações em apoio ao movimento Maio Amarelo

Conscientização

Campus Saúde da UFMG promove ações em apoio ao movimento Maio Amarelo

Blitz educativa com a Guarda Municipal de Belo Horizonte, BHTrans e com o DER/MG será às 10h, na Avenida Alfredo Balena, próximo à entrada do campus

O campus Saúde da UFMG está apoiando o Movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. No dia 17 de maio, às 10 horas, na Avenida Alfredo Balena, próximo à entrada do campus,será realizada uma blitz educativa com a Guarda Municipal de Belo Horizonte, BHTrans e com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Com o tema central "Minha Escolha Faz a Diferença", o Movimento visa promover uma reflexão das possibilidades de escolhas no dia a dia que podem acarretar graves consequências no trânsito, como usar o celular ao volante, beber e dirigir, não usar o cinto. Todas essas ações são passíveis de escolhas e, consequentemente, de prevenção de graves ocorrências.

O Brasil figura entre os 10 países responsáveis por 62% das vítimas em acidentes no mundo, sendo o quinto em mortes. O alto índice preocupa a Organização das Nações Unidas (ONU), que promove, até 2020, a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado pelo laço, nesse caso, amarelo.