Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Seminário lota auditório e abre calendário dos 90 anos do HC-UFMG

Qualidade e segurança

Seminário lota auditório e abre calendário dos 90 anos do HC-UFMG

Cerca de 500 pessoas puderam ampliar o conhecimento, trocar experiências e discutir estratégias para integralidade do cuidado seguro

Com auditório lotado, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abriu oficialmente o calendário de comemoração dos 90 anos do hospital, na última segunda-feira (21), ocasião do seu 89º aniversário, com a realização do “I Seminário de Qualidade e Segurança na Assistência à Saúde”. Durante dois dias, cerca de 500 pessoas puderam ampliar o conhecimento, trocar experiências e discutir estratégias acerca da promoção da cultura da segurança e da qualidade na assistência à saúde.

O seminário foi realizado no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG, onde conferencistas de renome nacional discutiram com o público diversos aspectos relacionados à qualidade e segurança do paciente. O evento contou com as presenças do Reitor da UFMG, professor Jaime Arturo Ramírez; da vice-reitora da UFMG, professora Sandra Goulart Almeida; da Coordenadora de Regulação e Contratualização Hospitalar da Ebserh, Daniely Heloise Toledo, representando o presidente da instituição, professor Kleber de Melo Moraes; de Juliana Colen, representando o Secretário de Saúde de Minas Gerais, professor Sávio Souza Cruz; do diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Tarcizo Afonso Nunes; e da diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Eliane Mariana Guimarães Palhares, além do Conselho Diretor do HC-UFMG, de chefes de Divisão, Setores e Unidades da instituição.

A superintendente do HC-UFMG, professora Luciana de Gouvêa Viana, abriu a solenidade contando um pouco da trajetória do Hospital das Clínicas desde a sua criação, em 1928, até os dias de hoje. “A história do HC se confunde com a história do ensino, da pesquisa e da extensão não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil. Nós temos um compromisso muito importante com a sociedade e, por isso, assumimos a missão de ser, em 2018, reconhecidos como um hospital de excelência”, afirmou. Ela encerrou a sua fala apresentando a logomarca comemorativa dos 90 anos do HC-UFMG.

Em seguida, o reitor da UFMG, professor Jaime Arturo Ramírez, lembrou que datas como essa já são uma marca da instituição, que também celebra os seus 90 anos. “São nove décadas em que o HC tem mostrado a sua força e seu papel perante a sociedade”, afirmou. 

Conferências

A conferência de abertura foi “Qualidade e segurança em hospitais universitários públicos: desafios para a prática”, ministrada pela superintendente do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), Maria Manoela P. C. A. dos Santos. O CBA fomenta a elaboração do planejamento de ações de melhoria da qualidade e segurança da assistência à saúde para a obtenção da acreditação e é parceiro do Hospital das Clínicas da UFMG desde 2011, quando realizou a primeira visita educativa na instituição.

“É muito importante ver como o processo de acreditação tem crescido e poder dar exemplos disso. Nesse seminário, o mais legal é que não somos apenas nós dizendo como deve ser feito, mas também hospitais semelhantes mostrando como fizeram para conseguir o selo e quais as principais dificuldades que tiveram para chegar lá”, afirmou.

No segundo dia de seminário, o médico anestesista e superintendente de Novos Negócios do Hospital Sírio Libanês, Fábio Gregory, falou sobre qualidade, segurança e sustentabilidade como princípios indissociáveis na gestão hospitalar, e a coordenadora do Programa de Gestão da Qualidade e de Informação em Saúde do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, Helena Barreto dos Santos, apresentou a experiência da instituição, que foi acreditada pela Join Comission Internacional (JCI) em 2013. “É muito gratificante poder compartilhar estratégias de qualidade e segurança. Acredito que todas as experiências são válidas para se aprender como fazer e como não fazer”, disse.

Também foram realizadas exposições dialogadas seguidas de debates acerca dos temas apresentados. Gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFMG, o professor Alexandre Rodrigues Ferreira destacou a agenda positiva que o seminário possibilitou ao hospital. “Foi um momento de sair da rotina e ressaltar as coisas boas que estamos fazendo”, afirmou. Já para a Gerente de Atenção à Saúde, professora Andrea Maria Silveira, foi uma oportunidade de poder conhecer o trabalho do outro e trocar conhecimento e experiências.

90 anos  

O “I Seminário de Qualidade e Segurança na Assistência à Saúde” marcou o início do calendário de comemoração dos 90 anos do Hospital das Clínicas da UFMG, celebrados em agosto de 2018. Um vídeo institucional exibido durante o evento contou a trajetória do hospital ao longo de nove décadas, assim como uma exposição com fotos e com a cronologia dos principais fatos da história da instituição. A partir desta quarta-feira (24), ela poderá ser vista no hall de entrada do HC-UFMG.

“Será um ano de celebração. Um momento importante para divulgação de tudo o que o hospital já viveu e o que ele deseja para o futuro”, afirmou a Gerente Administrativa do hospital, Elizete Maria da Silva Neme, durante o encerramento do evento.

 

Imagens: