Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Residentes participam de treinamento em emergências

Capacitação

Residentes participam de treinamento em emergências

Estudantes são alunos da residência médica em Medicina de Emergência da instituição, a única de Minas Gerais

Residentes médicos e enfermeiros do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram de um treinamento em acidentes e emergências clínicas na última quinta (14) e sexta-feira (15) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e o Samu. A atividade é inédita em Minas Gerais e incluiu o​ treinamento ​de equipes no resgate de pessoas presas às ferragens, acidentes com produtos tóxicos, vítimas de soterramentos e inundações e procedimentos em helicópteros. 

Os estudantes são alunos do Programa de Residência Médica em Medicina de Emergência do HC-UFMG, que teve início no ano passado e é o único do tipo em Minas Gerais. Apenas SP, RS e CE possuem a mesma especialização. Participaram do treinamento 17 residentes médicos.

De acordo com o coordenador do Programa de Residência Médica e do Serviço de Diagnóstico e Tratamento em Medicina de Emergência do Hospital das Clínicas da UFMG, Marcus Vinícius Melo de Andrade, é a primeira turma que recebe o treinamento, já que a especialização teve início no ano passado.  “Treinar o resgate pré-hospitalar na prática é muito importante para a formação do estudante e complemento da teoria que está dentro do programa desenvolvido no hospital”, afirmou.

Os alunos aprenderam a agir em caso de emergências com produtos QBRNE (químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos); desmoronamentos, enchentes e inundações; acidente veicular e emergências envolvendo alturas. “Trabalhar sem integração coloca em risco todos os envolvidos. Por isso mesmo, é importante a equipe médica saber até onde ela pode chegar com segurança em aços de risco”, afirmou o Major Anderson Passos, do Corpo de Bombeiros.

O estudante Arthur Elias de Aguiar, que está nos segundo ano da residência, gostou do que aprendeu. “Acredito que esse treinamento vai nos orientar no sentido do que fazer e do que não fazer com a vítima e com os profissionais em casos de acidentes graves e não comuns. Isso para a emergência é essencial”, garantiu.

As atividades aconteceram no Pelotão do Corpo de Bombeiros, localizado no Distrito Industrial de Contagem, e no Rio Arrudas, localizado na Via Expressa de Belo Horizonte.

Imagens: