Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC-UFMG recebe visita do Consórcio Brasileiro de Acreditação

Qualidade

HC-UFMG recebe visita do Consórcio Brasileiro de Acreditação

A meta para 2017 é alcançar 90% de conformidade com os padrões de qualidade e segurança

O Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), se prepara para mais uma visita educativa do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), que desembarcará na instituição no próximo dia 2. Até o dia 6 de outubro, os avaliadores do órgão representante da Joint Commission Internacional (JCI) no Brasil irão percorrer todo o hospital examinando se as atividades desenvolvidas estão em conformidade com as suas diretrizes. A meta para 2017 é alcançar 90% de conformidade com os padrões de qualidade e segurança

Os avaliadores analisarão os processos de trabalho em todos os setores do HC-UFMG. A agenda de visitas inclui ainda reuniões com lideranças, visitas prediais, revisões de documentos e prontuários, rastreadores de pacientes e de sistemas como controle de infecção e medicamentos. Diariamente, os avaliadores realizam uma integração dos principais achados. No último dia, na reunião de encerramento, é apresentado relatório com os principais achados e recomendações.

Todas essas atividades são realizadas com o auxílio de facilitadores do hospital, como gerente, chefias e coordenadores de divisões, setores e unidades. “O momento institucional de busca da acreditação é extremamente importante. Temos uma meta ousada em outubro, durante a visita do CBA, que é conquistar 90% de conformidade. E no primeiro semestre do ano que vem já iremos solicitar a acreditação”, afirmou a superintendente do HC-UFMG, Luciana de Gouvêa Viana.

A ação faz parte da busca pelo certificado de excelência da JCI que o hospital pleita desde 2010. A acreditação internacional, que só é alcançada com mais de 95%, é esperada para 2018. “Para o ano que vem, a expectativa é a melhor possível”, afirmou. Por isso mesmo, a visita deste ano do CBA, considerada a última antes da acreditação, é tão importante nesse processo.

Divulgação

Desde 2010, o HC-UFMG desenvolve campanhas educativas com o intuito de divulgar os padrões internacionais de qualidade e segurança do paciente e fomentar a incorporação dos requisitos  do “Manual de Padrões de Acreditação da Joint Commission International para Hospitais” na instituição. Neste ano, o tema “Acredita HC” é sustentado pelo slogan “Nós acreditamos. Nós merecemos. Sim, nós podemos!”.

Histórico

A primeira visita educativa do CBA ocorreu em julho de 2011 e apontou 38% e 49%, respectivamente, de conformidade nos processos assistenciais e administrativos da instituição. De lá para cá, esse percentual saltou para 82,3% em 2016. Para este ano, a meta é alcançar 90% de conformidade com o “Manual de Padrões de Acreditação da Joint Commission International para Hospitais”.