Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Seminário debate a importância da detecção precoce

Câncer de mama

Seminário debate a importância da detecção precoce

“I Seminário Câncer de Mama: um debate para o melhor cuidado” reuniu mais de 400 pessoas

Para conscientizar a população da importância da detecção precoce do câncer de mama, enfatizar a importância de a mulher conhecer o seu corpo e ficar atenta às alterações suspeitas, o Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, na manhã desta sexta-feira (6), o “I Seminário Câncer de Mama: um debate para o melhor cuidado”. O evento reuniu mais de 400 pessoas, que lotaram o Salão Nobre da Faculdade de Medicina.

Autoridades, profissionais de saúde, acadêmicos e representantes da sociedade civil participaram dos debates. Temas como o câncer de mama como problema de saúde pública; o câncer de mama em situações especiais, como em mulheres jovens, idosas e de famílias de alto risco familiar e genético de câncer; e a importância da relação entre equipe de saúde, paciente e a família diante do câncer de mama foram discutidos durante toda a manhã.

O coordenador do seminário, o mastologista Gabriel de Almeida Silva Júnior, chefe do Serviço de Mastologia do HC/UFMG, ressaltou a importância do evento. Segundo ele, ao propor uma discussão sobre o tema câncer de mama, o hospital ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce, além de desmistificar a doença. “Quanto mais discutimos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio para vencermos o problema”, garante.

O médico ressaltou ainda que o câncer de mama é um grande problema de saúde pública, sendo o tipo de câncer com maior incidência e morte entre as mulheres devido ao seu diagnóstico tardio. “Trata-se deu uma doença curável quando diagnosticada precocemente. É preciso alertar a população sobre a importância do autoexame e da mamografia, esta última para aquelas mulheres com mais de 50 anos, que é a faixa de idade com maior ocorrência da doença”, afirmou.

Ao final do evento, ex-pacientes do Serviço de Mastologia do HC-UFMG apresentaram uma dança temática. A aposentada Carmem Efigênia da Conceição Santos, 95, foi uma delas. Ela teve câncer de mama há 22 anos e se tratou no hospital. “O atendimento que eu tive no Hospital das Clínicas foi espetacular. Eu fui tão bem atendida que eu me senti feliz mesmo com o câncer. E ainda aprendi bordado durante o meu tratamento”, lembrou.

90 anos

O “I Seminário Câncer de Mama: um debate para o melhor cuidado” integra o calendário comemorativo dos 90 anos do Hospital das Clínicas da UFMG, completados em agosto de 2018. Durante a solenidade, a superintendente do hospital, professora Luciana de Gouvea Viana, destacou que o evento aproxima ainda mais sociedade, pacientes e hospital. “Nosso serviço de mastologia é um exemplo de cuidado integral ao paciente que vai muito além de oferecer a melhor tecnologia e os melhores farmacológicos”, afirmou.

Estiveram presentes, além da superintendente do HC-UFMG, a gerente de Atenção à Saúde, professora Andréa Silveira, e a gerente Adminstrativa, Elizete Neme; o vice-diretor da Faculdade de Medicina, professor Humberto José Alves; o mastologista e consultor da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre de Almeida Barra; a consultora técnica especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Marília Guerra; o deputado estadual Arlen Santiago, presidente da Comissão de Saúde da ALMG; e o mastologista e diretor de comunicação regional da Sociedade Brasileira de Mastologia, Henrique Lima Couto; e a presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Maria Inês de Miranda Lima.

 

 

Imagens: