Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Crianças e adolescentes com câncer têm dia de super-heróis

"SuperAção"

Crianças e adolescentes com câncer têm dia de super-heróis

Projeto vestiu crianças de super-heróis para fotos que serão expostas no dia 21 de novembro no Museu Inimá de Paula

Pacientes onco-hematológicos pediátricos do Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tiveram a oportunidade de participar de um ensaio fotográfico fantasiados de super-heróis na última segunda-feira (23). A iniciativa é parte do projeto “SuperAção” da equipe do eixo “Qualidade de vida e diagnóstico precoce do câncer na infância e na adolescência”, do programa de extensão ObservaPED, da Faculdade de Medicina da UFMG. As fotos integrarão uma exposição que será inaugurada no dia 21 de novembro, às 15h, no Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro). As imagens permanecerão expostas por um mês.

A inspiração da ação veio de um vídeo dos Estados Unidos, de um fotógrafo italiano que gravava a reação das crianças ao receber suas fotos de super-heróis. A partir daí, a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade, Karla Rodrigues, começou a pedir ajuda aos amigos para conseguir idealizar o projeto.

As crianças foram selecionadas por sorteio, dentre as que estavam em uma fase mais difícil do tratamento. Cada uma delas escolheu o super-herói favorito para o dia das fotos. De acordo com Karla, toda a equipe ficou muito ansiosa. “Passou um filme na minha cabeça. A gente sabe as histórias de sofrimento e de luta de cada um deles. Quando você vê ali, cada um sorrindo, se achando super-herói, você vê como valeu”, comentou. “Fiquei durante o dia várias vezes com nó na garganta, lágrima nos olhos. Foi muito bacana ver a equipe e as pessoas querendo ajudar”, completou.

Ao todo, 19 crianças e adolescentes, entre dois e 17 anos, participaram da sessão de fotos, dentre eles Davi Resende (3). O pequeno Super-Homem adorou a sensação de poder “voar”. Em tratamento há pouco menos de três meses, o menino foi diagnosticado com leucemia, tipo de câncer que se inicia na medula óssea. A mãe, Aline Resende, aprovou o projeto. “Traz um pouco de alegria para dentro do hospital, as crianças saem um pouco da rotina de exames, consultas, medicação”, comentou.

Colaboradores

Sophia Oliveira, de dez anos, se fantasiou de Violeta, dos Incríveis, para a sessão de fotos. “Gostei muito de estar aqui. Foi muito especial para mim, pois realizaram o meu sonho”, comentou. Em junho, veio o diagnóstico de um tumor na tíbia, um osso da perna. Por causa da agressividade do tumor, foi necessária a amputação do membro. “Ela recebeu a notícia muito bem. É forte, é guerreira, tem muita vontade de viver e não desistiu dos sonhos dela”, lembrou a mãe da menina, Keila Teixeira.

Agora, a intenção da equipe do projeto “SuperAção” é realizar as fotos todos os anos, mas para que a primeira edição saísse do papel foi necessária a ajuda de várias pessoas. Um restaurante nos EUA, o Aroma Brazil Restaurant, foi o responsável pela doação de todas as fantasias. Além disso, 19 padrinhos, que não conhecem as crianças, irão custear a impressão das fotos para a exposição.

O fotógrafo W. Gontijo fez as fotografias e as edições serão feitas pela designer Renata Gontijo. A estilista Patrícia Nascimento ficou responsável pela customização das fantasias. “É um aprendizado, uma grande lição de vida. São esses momentos que fazem a vida da gente diferente, maior, com objetivo”, avaliou.

Durante a sessão de fotos, as crianças e suas mães fizeram maquiagem e arrumaram os cabelos com Marcus Martinelli e Equipe.

Câncer infanto-juvenil

De acordo com a professora Karla Rodrigues, o Hospital das Clínicas da UFMG recebe, em média, 120 novos casos de câncer infanto-juvenil por ano. Os casos mais comuns são as leucemias agudas, seguidas dos tumores do sistema nervoso central. No hospital há também um grande número de casos de tumores ósseos, já que o HC-UFMG é referência de ortopedia oncológica.

(Com Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG)

 

 

Imagens: