Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Engenharia Clínica é reconhecida no IV Prêmio Excelência da Saúde

Reconhecimento

Engenharia Clínica é reconhecida no IV Prêmio Excelência da Saúde

HC-UFMG foi uma das 39 instituições reconhecidas nacionalmente em diversas categorias

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é uma das 39 instituições vencedoras do “IV Prêmio Excelência da Saúde”, homenagem da revista “Healthcare Management” às empresas de saúde que mais se destacaram no setor. O evento aconteceu durante o IV Fórum Healthcare Business, realizado no último sábado (21) em Guarujá, no litoral paulista.

A premiação, que está em sua quinta edição, reconhece os hospitais que, a partir de ações inovadoras, levam aos pacientes o melhor da saúde brasileira com excelência e qualidade. O HC-UFMG foi eleito na categoria Engenharia Clínica, setor que é coordenada na instituição pelo engenheiro clínico Alexandre Peixoto Maia.

A superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, professora Luciana de Gouvêa Viana, participou do evento no último sábado, onde recebeu o prêmio. “A responsabilidade (de ganhar o prêmio) é imensa, pois somos uma instituição pública e universitária que se esforça continuamente pela busca da excelência diante de um cenário externo com muitas adversidades. Por outro lado, participamos ativamente da formação de milhares de profissionais da saúde, do ensino médio à pós-graduação, e precisamos dar os melhores exemplos de eficiência, segurança e qualidade nos processos finalísticos e de apoio à nossa missão”, disse ela.

As 39 novas instituições eleitas em diversas categorias foram escolhidas pelo conselho editorial do Grupo Mídia, composto pelas revistas Healthcare Management, HealthARQ e Health-IT.

Economia

A reorganização dos processos de trabalho, a recomposição do quadro de engenheiros e a contratação de uma empresa prestadora de serviços de engenharia clínica possibilitaram ao hospital ter acesso a técnicos capacitados, ferramentas de última geração para manutenção preventiva, corretiva, testes e calibração dos equipamentos, além de um software de gerenciamento de equipamentos que informatizou e padronizou os processos. Tudo isso resultou em uma gestão focada em ações e resultados. Por meio dele, mais de 5 mil equipamentos são gerenciados periodicamente. O sistema também reduziu o uso de papéis no setor, que utiliza apenas celulares ou tablets para abrir as ordens de serviço, o que confere maior agilidade na manutenção.

Para o chefe da Engenharia Clínica do HC-UFMG, Alexandre Maia, o prêmio foi uma surpresa muito grande para toda a equipe. “Temos trabalhado muito nesses últimos meses para colocar a Engenharia Clínica do HC-UFMG em um patamar de excelência, mas não imaginávamos que o reconhecimento viria tão rápido. O prêmio, juntamente com os apontamentos feitos pela equipe do Consórcio Brasileiro de Acreditação (representante no Brasil da Joint Commission International) durante visita educativa no início do mês, vieram para mostrar que estamos no caminho certo”, afirmou.

A superintendente do Hospital das Clínicas, professora Luciana de Gouvêa Viana, destacou, ainda, que os frutos estão sendo colhidos, interna e externamente, dia a dia. “O HC-UFMG fará 90 anos em 2018, ano em que solicitaremos a visita de acreditação à Joint Commission International. Esta é a visão da Instituição: ser reconhecida como um hospital de excelência”, finalizou.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.