Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Novembro terá quase o dobro de cirurgias de cálculo renal

Saúde do homem

Novembro terá quase o dobro de cirurgias de cálculo renal

No mês de conscientização dos homens sobre a importância dos cuidados com a saúde, HC-UFMG realizará procedimento em pacientes do sexo masculino, o mais afetado pela doença

A urolitíase, também conhecida como pedra nos rins ou cálculo renal, é uma doença muito comum, formada pela cristalização dos sais minerais presentes na urina. Ela acomete qualquer ponto do aparelho constituído pelos rins, ureteres, bexiga e uretra e afeta mais frequentemente o sexo masculino, em uma proporção de dois homens para cada mulher.

O sintoma clássico da doença é a dor de início súbito, como uma cólica, e forte intensidade. Ela surge quando uma pedra fica impactada em algum ponto do ureter (canal que drena a urina do rim à bexiga), causando obstrução e dilatação do sistema urinário. Dependendo do tamanho e posição do cálculo, é necessária a realização de cirurgia para sua remoção.

No mês de conscientização dos homens sobre a importância dos cuidados com a saúde, o Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizará uma força-tarefa para atender as demandas por cirurgias de cálculo renal, chamadas nefrolitotripsia percutânea, em pacientes do sexo masculino. Estão programadas para o mês de novembro 14 procedimentos deste tipo no HC-UFMG, um dos centros de referência do Sistema Único de Saúde para o tratamento de casos complexos de cálculo renal. O número é quase o dobro do realizado em um mês de atendimento normal, quando são feitos no máximo oito procedimentos.

As cirurgias começam amanhã (1º) e serão realizadas às terças-feiras à tarde e às quartas-feiras de manhã. Também haverá procedimentos em dois sábados do mês. Os pacientes que serão atendidos são regulados, ou seja, já estão em tratamento na rede pública.

De acordo com o urologista Marcelo Esteves Chaves Campos, um dos responsáveis pelo Ambulatório Especializado no Tratamento de Cálculos Urinários do HC-UFMG, a prevenção é fundamental. “Ela consiste, basicamente, na modificação dos hábitos de vida com medidas que aumentem o fluxo urinário. A ingestão de água e de sucos naturais (preferencialmente os sucos cítricos, como os de limão e laranja) é muito importante. Além disso, a diminuição do sal e de alimentos ricos em proteína animal, e a ingestão balanceada de leite e derivados deve ser considerada”, recomenda.

Novembro azul

A campanha “Novembro Azul” visa conscientizar a população sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata. O movimento foi realizado pela primeira vez e, 2013, na Austrália, para alertar a população sobre o câncer de próstata, mas com o passar do tempo ele cresceu e passou a englobar a saúde integral do homem.