Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC realiza força-tarefa para atender demanda oftalmológica

Ebserh Solidária

HC realiza força-tarefa para atender demanda oftalmológica

Ação faz parte da Ebserh Solidária, força-tarefa que será realizada simultaneamente nos 39 hospitais universitários federais da Rede Ebserh

Na próxima sexta-feira (10), uma força-tarefa será realizada simultaneamente nos 39 hospitais universitários federais da Rede Ebserh com o objetivo de atingir o maior número de pessoas que precisam de atendimento, além de fortalecer as práticas de ensino, pesquisa e inovação. Intitulada "Ebserh Solidária", a ação irá atender, no Hospital das Clínicas da UFMG, a demanda oftalmológica de Belo Horizonte entre os dias 6 e 10 de novembro.

Ao longo da semana, serão atendidos 75 pacientes infantis, com idades entre 5 e 12 anos de idade, encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Eles realizarão exames de biomicroscopia, tonometria, refração e mapeamento de retina. 

Caso necessário, eles terão continuidade do seu tratamento no HC-UFMG. Já em caso de necessidade de próteses ou órteses, o setor de óptica do Centro Municipal de Oftalmologia fornecerá os óculos.

Pelo país

Nos outros hospitais da Rede Ebserh pelo país, serão realizadas consultas e exames tais como teste para sífilis e HIV, toque retal, exame de mama, teste de glicemia, exame oftalmológico, ultrassonografia, eletrocardiograma, aferição da pressão arterial, dentre outros. Também serão oferecidas ações educativas com foco na prevenção de diversas doenças, orientação quanto à violência sexual, métodos contraceptivos, saúde mental, campanha antitabagismo, dentre outros. Além disso, a ação será também uma oportunidade de aprendizado para os alunos de graduação e pós-graduação que atuam na área da saúde.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.