Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital renova acordo com universidade holandesa e envia residentes para estágio

Cooperação

Hospital renova acordo com universidade holandesa e envia residentes para estágio

Convênio entre as instituições prevê colaboração em pesquisa, na formação e qualificação de profissionais e na promoção de conhecimento

O Hospital das Clínicas, a Faculdade de Medicina da UFMG e o Erasmus Medical Center da Universidade Erasmus, localizado na cidade de Rotterdam, na Holanda, renovaram, no fim de outubro, o acordo de cooperação acadêmica entre as instituições que possibilita o intercâmbio de estudantes, médicos residentes e o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos. Por isso mesmo, na última semana, o hospital enviou o seu primeiro médico residente em Medicina Intensiva,  Dra. Pulcheria Leoncio, para estágio de quatro semanas na Holanda.

O acordo entre as instituições prevê colaboração em pesquisa, na formação e qualificação de profissionais e na promoção de conhecimento. Estiveram presentes no ato da sua assinatura representantes da diretoria do HC-UFMG e de vários setores do hospital, como Medicina Intensiva e Medicina de Emergência, Hematologia, Cardiologia e Pediatria; representantes da Fapemig, da Universidade de Erasmus, da Embaixada da Holanda no Brasil e da Faculdade de Medicina.

Com isso, residentes de Clínica Médica, Medicina Intensiva e Medicina de Emergência do HC-UFMG terão a possibilidade de estagiar no Erasmus Medical Center, um dos hospitais universitários mais respeitados da Holanda. De acordo com o professor Saulo Saturnino, coordenador médico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do pronto-socorro do HC-UFMG e do estágio internacional, essa troca contínua de conhecimento ajuda na formação e qualificação dos residentes e abre a perspectiva de colaboração em pesquisa.

Interação

No início deste mês, o HC-UFMG recebeu a visita de estudantes de medicina holandeses do Erasmus Medical Center da Universidade Erasmus. Eles participaram, juntamente com residentes brasileiros, do curso de extensão "Bench to Beside in Critical Illness", oferecido pelo Centro de Extensão da Faculdade de Medicina da UFMG e pelo Centro de Cooperação Internacional do Hospital das Clínicas da UFMG.

A atividade teve como objetivo a interação entre estudantes estrangeiros e residentes brasileiros no complexo Faculdade de Medicina/Hospital das Clínicas da UFMG. Além disso, foi uma preparação dos residentes do curso de Medicina Intensiva e Medicina de Emergência para estágio no Erasmus Medical Center, na Holanda.

Ainda durante a visita, os estudantes holandeses passaram por vários setores do hospital, incluindo ambulatórios, centro cirúrgico, unidade de emergência e UTI do Pronto Socorro.

Imagens: