Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Auditório do Ambulatório São Vicente é inaugurado

Doação

Auditório do Ambulatório São Vicente é inaugurado

O espaço, destinado a simpósios, palestras, cursos de capacitação, seminários, reuniões clínicas, dentre outros eventos, tem capacidade para 60 pessoas

O auditório do Ambulatório São Vicente, um dos oito anexos que integram o complexo do Hospital das Clínicas da UFMG, foi inaugurado nesta sexta-feira (17), em uma solenidade conduzida pela superintendente do hospital, Luciana de Gouvêa Viana. A obra foi uma doação da Construtora Altti, conceituada empresa do ramo da construção civil.

O espaço, destinado a simpósios, palestras, cursos de capacitação, seminários, reuniões clínicas, dentre outros eventos, tem capacidade para 60 pessoas. Ele foi projetado junto com o Ambulatório São Vicente, inaugurado em 2006. Porém, como o prédio foi construído com recursos provenientes de Emendas Parlamentares, que não foram suficientes para a conclusão de todos os ambientes, a construção do auditório precisou ser interrompida.

Cerca de 11 anos depois, a doação da Construtora Altti possibilitou a concretização do local em tempo recorde, um mês. A empresa forneceu todo o material necessário, revitalizou a pintura da fachada externa e instalou equipamentos de ar condicionado.  Os projetos arquitetônico, elétrico e dimensionamento do sistema de ar condicionado foram feitos pelo Setor de Infraestrutura Física do HC-UFMG, coordenado pelo arquiteto Pedro Paulo Cardoso. Já as cadeiras e as mesas que compõem o auditório são frutos de uma doação de 2007.

Muito emocionada, a superintendente do HC-UFMG destacou o engajamento da professora e médica Cristiane de Freitas Cunha Grillo, que intermediou a doação. “O engajamento de professores, trabalhadores e pacientes é o que nos fortalece. A professora Cristiane é um exemplo disso. Quando ela nos procurou, estava indignada com o abandono do espaço. E ela fez de tudo para que a obra fosse retomada e a inauguração do espaço acontecesse com apoio de empresários como o senhor José Augusto Castanheira”, destacou.

O empresário José Augusto Castanheira, da Construtora Altti, ressaltou o comprometimento da sua equipe na realização desse projeto. “Uma vez passada a missão para todos nós, procuramos desenvolver o trabalho com o menor impacto possível. Muitas vezes, queremos ajudar, mas não sabemos como. É muito gratificante ver essa obra realizada”, afirmou.

Também estiveram presentes o assessor especial do Reitor da UFMG, o professor emérito da Faculdade de Medicina Marcos Borato Viana; o diretor da Faculdade de Medicina Tarcizio Afonso Nunes; a professora e médica do HC-UFMG Cristiane de Freitas Cunha Grillo; o diretor de Ensino e Pesquisa do HC-UFMG, professor Alexandre Rodrigues Ferreira; a gerente administrativa Elizete Maria da Silva Neme; o engenheiro da Costrutora Allti Marco Aurélio Garzon; além de chefes de setores, unidades e divisões do HC-UFMG. 

Imagens: