Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes começa na próxima segunda (4)

Saúde e segurança

14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes começa na próxima segunda (4)

Todas as atividades acontecerão no Centro de Apoio Didático (CAD), localizado no 1º andar do prédio principal, nos períodos da manhã e da tarde

Com o tema "Saúde e segurança em equilíbrio", o Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza na próxima semana, de 4 a 7 de dezembro, a 14ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O objetivo deste ano é conscientizar os trabalhadores da importância de se adotar uma cultura de saúde e bem-estar global, e não só com foco em doença, o que impactará diretamente no ambiente de trabalho. Todas as atividades acontecerão no Centro de Apoio Didático (CAD), localizado no 1º andar do prédio principal, nos períodos da manhã e da tarde.

A abertura oficial está programada para as 9h, com uma breve apresentação da importância do evento para a instituição. A Sipat é uma semana voltada à prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, sendo uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA). Em seguida, às 9h40, o médico-cirurgião Dr. Newton dos Reis Zanetta, voluntário do grupo mundial Sahaja Yoga, ministrará a palestra “Equilíbrio Humano: como diminuir o estado de doenças numa sociedade muito vulnerável às patologias”. Ainda pela manhã, será realizado o Momento de Meditação com a psicóloga Pollyanna Rodrigues.

Ao longo dos quatro dias de evento, diversas atividades acontecerão no HC-UFMG. Além de palestras sobre temas como alimentação saudável, reforma trabalhista, autocuidado  e bem-estar, será realizada oficina de jardinagem, sessões de quick massagem, auriculoacupuntura, reiki e limpeza de pele, além de uma tarde de dicas de maquiagem e cuidados com a pele. Todos os dias, haverá ainda sorteio de brindes.

De acordo com a presidente da CIPA-Ebserh, o evento é pensado para os trabalhores, por isso é muito importante a participação de todos. Não é preciso fazer inscrição prévia. O funcionário só precisa pedir liberação para a sua chefia. De acordo com a Portaria nº 3214, do Ministério do Trabalho, todos os funcionários têm direito à Sipat. Os participantes das palestras ganharão certificado.

Confira a programação completa.