Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Força de trabalho feminina do HC é homenageada no Dia das Mulheres

Homenagem

Força de trabalho feminina do HC é homenageada no Dia das Mulheres

Na programação, espaço da beleza, workshop sobre o protagonismo feminino, roda de conversa sobre saúde, dicas de estilo, espaço zen e apresentação musical

Com o tema “Protagonismo feminino no trabalho e na vida”, o Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), comemorou o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8), com diversas atividades especiais. Foram dois dias de programação intensa, que contou com espaço da beleza, workshop, roda de conversa sobre saúde, dicas de estilo, espaço zen, apresentação musical e muitos brindes.

A psicanalista e coach Patrícia Lisboa abriu o evento, na última quarta-feira (7), com o workshop “Lugar de fala: o protagonismo feminino no trabalho e na vida”. Ela abordou questões como lugar de fala da mulher, sororidade, que é a união e aliança entre as mulheres baseada na empatia e companheirismo, e mind set, como sendo a mentalidade que cada um de nós tem em relação à vida. Também foi realizada uma dinâmica com as mulheres, na qual elas puderam falar das suas forças e fraquezas.

A chefe da Unidade de Apoio Operacional, Wladilene Carvalho Roque, participou do workshop. “Foi maravilhoso. Foi um momento de voltar o olhar para o outro, para aquela pessoa que está ao nosso lado no dia a dia. Ao mesmo em que nós passamos por tribulações, as outras pessoas também passam. Por isso, a importância de sempre ouvir o próximo”, afirmou.

Na quinta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a programação seguiu com uma palestra sobre estilo com a consultora de imagem Patrícia Marques, que deu dicas de como se vestir bem e conquistar um guarda-roupa inteligente. "Achei a palestra de hoje muito boa, leve e a palestrante muito elegante e clara na sua exposição. Gostei muito. Achei a programação, no geral, muito boa, com temas diversificados e de interesse da maioria das mulheres, independente da idade", afirmou a Gerente Administrativa do HC-UFMG, Elizete Maria Neme Silva. Ao lado da Superintendente do hospital, professora Luciana Gouvêa Viana, e da Gerente de Atenção à Saúde, Andréa Maria Silveira, ela forma uma diretoria com maioria feminina - integrada, também, pelo Gerente de Ensino e Pesquisa, professor Alexandre Rodrigues Ferreira. 

Também teve palestra sobre saúde da mulher, prevenção de doenças e qualidade de vida com a médica do HC-UFMG e professora da Faculdade de Medicina, a médica Regina Amélia Lopes Pessoa de Aguiar; e emagrecimento saudável com a nutricionista do HC-UFMG, Cristiane Oliveira. Ela deu dicas de como emagrecer de forma saudável.

Nos dois dias de programação, ainda aconteceram oficinas de massagem, design de sobrancelha e higienização facial, corte de cabelo, reiki e massagem ayvédica. A técnica de segurança do trabalho Josiane Souza de Jesus achou a programação interessante e diversificada. Segundo ela, que aproveitou para cortar o cabelo, as oficinas estavam bastante atraentes. “Foi um momento de valorização das mulheres trabalhadoras do HC”, afirmou.

A secretaria da Unidade de Planeamento, Nyhara Rodrigues, participou da oficina de massagem e saiu de lá relaxada. “Foi maravilhosa (a massagem). Nós mulheres nos sentimos valorizadas com ações como essa, pensadas especialmente para nós”, afirmou.

Imagens: