Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Médica do Hospital das Clínicas é eleita personalidade do ano do Prêmio Bom Exemplo

Reconhecimento

Médica do Hospital das Clínicas é eleita personalidade do ano do Prêmio Bom Exemplo

Elza Machado de Melo é fundadora e coordenadora do Ambulatório de Práticas de Promoção de Saúde da Mulher em Situação de Violência e Vulnerabilidade

A médica, mestre em Ciência Política e doutora em Medicina Preventiva e Social Elza Machado de Melo, fundadora e coordenadora do Ambulatório de Práticas de Promoção de Saúde da Mulher em Situação de Violência e Vulnerabilidade do Hospital das Clínicas da UFMG, foi eleita Personalidade do Ano no Prêmio Bom Exemplo. A premiação, realizada pelo jornal O Tempo, pela TV Globo Minas, Fundação Dom Cabral (FDC) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), reconhece iniciativas e pessoas que contribuem para a construção da sociedade mais solidária e cidadã.

À frente do Ambulatório da Rede de Práticas de Promoção de Saúde da Mulher em Situação de Vulnerabilidades, Elza e uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, terapeuta ocupacional e assistente sócia, dão apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade social e situação de violência. O serviço foi inaugurado em setembro de 2016 e desde então funciona no quarto andar do Instituto Jenny Faria, um dos anexos do HC-UFMG.

A médica não sabia da indicação, que foi feita de maneira sigilosa por uma aluna do Mestrado de Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG. “Foi uma linda surpresa. Eu sou a coordenadora, tenho o papel de ajudar a conduzir, por isso o prêmio veio para mim, mas ele é de todos que atuam no ambulatório. O prêmio traz muita força para o projeto, pois amplia as fronteiras. Mostra que a universidade abriga muitos projetos que têm interação com a sociedade”, afirmou

Elza também coordena o Núcleo de Promoção de Saúde e Paz e o projeto de extensão “Para Elas, por elas, por eles, por nós” da Faculdade de Medicina da UFMG, onde também é professora do Departamento de Medicina Preventiva.

Serviço

O atendimento no Ambulatório de Práticas de Promoção de Saúde da Mulher em Situação de Violência e Vulnerabilidade do Hospital das Clínicas da UFMG é realizado todas as sextas-feiras, das 8h às 12h. São acolhidas pacientes encaminhadas pela rede pública de saúde de Belo Horizonte, mas também há o serviço de porta aberta (quando é possível ligar e agendar).

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 50 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.