Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Grupo de transplantes do Hospital das Clínicas participa da elaboração de guia internacional

Transplantation

Grupo de transplantes do Hospital das Clínicas participa da elaboração de guia internacional

Volume irá orientar médicos transplantadores e demais profissionais da área no manejo de doenças endêmicas e medicina do viajante na América Latina

Integrantes do Grupo de Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participaram da elaboração de um guia internacional sobre o manejo de candidatos a transplantes, transplantados e seus doadores, no que se refere a doenças endêmicas e do viajante no contexto geográfico da América Latina. Intitulado “Transplantation: Guideline Recomendation for Management of Endemic Diseases and Travel Medicine in Solid-Organ Transplant Recipients and Donors: Latin America”, em tradução literal “Recomendações para o manejo de Doenças Endêmicas e Medicina do Viajante em Transplante de Órgãos Sólidos: América Latina”, o guia foi lançado no último mês e pode ser acessado aqui e aqui.

O volume contém recomendações para avaliação de risco e investigação propedêutica, bem como o manejo e a prevenção de doenças endêmicas, incluindo um questionário para avaliação da saúde do viajante. O número de transplantes tem aumentado cada vez mais em todo o mundo, fato que, acrescido a fenômenos migratórios e viagens,  gera cada vez mais novos desafios para o manejo dos transplantados.

Na América Latina, além das dificuldades usuais para o manejo do transplantado, ressaltam-se as doenças endêmicas, que podem afetar significativamente o rastreio de doadores e candidatos, alocação de doadores, profilaxia e a abordagem terapêutica de pacientes. Independentemente do local em que o procedimento de transplante é realizado, ou da residência de doadores e pacientes ao tempo do transplante, as doenças endêmicas representam um risco potencial no período pós-transplante.

O guia traz dois links: um para o sumário das recomendações e outro para o suplemento em versão on-line, contendo a coletânea de artigos e uma seção ilustrativa com mapas interativos para a contextualização geográfica do risco. O objetivo é orientar o manejo de doenças endêmicas e medicina do viajante na América Latina com o intuito de auxiliar os médicos que cuidam de candidatos ao transplante, transplantados e seus doadores, portadores de doenças infecciosas (DI) latentes ou ativas, relacionadas a esta região geográfica.

As recomendações se baseiam em avaliações sistemáticas de literatura e opinião de especialistas de 13 países (Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, França, Itália, Peru, Espanha, Suíça, Turquia, Reino Unido, Estados Unidos e Uruguai), que representam três continentes (Ásia, Américas e Europa), em conjunto com sociedades científicas brasileiras e internacionais (SBI, ABTO, API, TTS-TID e ESCMID). O trabalho foi realizado com o apoio do Ministério de Saúde do Brasil e com o Sistema Nacional de Transplantes.

O Grupo de Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da UFMG existe desde 1992. Até 2015, ele realizava transplantes de fígado e pâncreas, mas atualmente só realiza o primeiro.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 50 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.