Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital das Clínicas se ilumina de roxo para conscientização sobre epilepsia

Conscientização

Hospital das Clínicas se ilumina de roxo para conscientização sobre epilepsia

Estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo três milhões de brasileiros, convivem com a doença

Na última segunda-feira (26), pessoas de todos os países do mundo se vestirram de roxo em eventos em prol da consciência sobre a epilepsia, doença neurológica crônica que acomete todas as idades, sendo mais comum em crianças e idosos.  Para celebrar o “Dia Roxo – Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia”, o Hospital das Clínicas da UFMG, que há cerca de 15 anos oferece tratamento pelo SUS aos portadores desta doença, se iluminará de roxo durante toda a semana. 

Estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, sendo três milhões de brasileiros, convivem com a doença. A epilepsia é caracterizada por crises epilépticas recorrentes, porém 70% das pessoas têm suas crises controladas por medicamentos, o que possibilita qualidade de vida. No entanto, ainda existe muito preconceito em torno dos portadores, frequentemente vistos como deficientes e incapazes.

O Hospital das Clínicas da UFMG possui uma equipe multidisciplinar formada por neurocirurgiões, neurologistas, neuropediatra e neuropsicóloga, realizando acompanhamento clínico, tratamento medicamentoso, investigações por vídeo EEG e avaliação de tratamento cirúrgico para os casos refratários.

O “Dia Roxo”

 O “Dia Roxo” foi criado em 2008 por Cassidy Megan, uma criança na época com nove anos moradora da cidade de Nova Escócia, no Canadá. Cassidy escolheu a cor roxa para representar a epilepsia por causa da lavanda. A flor de lavanda é frequentemente associada à solidão, sentimento de isolamento que muitas pessoas com epilepsia sentem.