Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Estacionamento amplia acesso para novos usuários

Acessibilidade

Estacionamento amplia acesso para novos usuários

Após estudo amostral, Comissão Permanente do Campus Saúde elaborou novas normas de acesso; cadastro e recadastro de usuários será aberto na próxima quinta (3)

A Comissão Permanente do Campus Saúde abre, a partir da próxima quinta-feira (3), o cadastro e o recadastro de usuários do estacionamento do Campus Saúde da UFMG. Ele permitirá o uso do espaço por trabalhadores da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas. Para ter o acesso liberado é preciso pagar uma taxa que varia entre R$200,00 e R$400,00 de acordo com o tipo de veículo e horário de trabalho e efetivar o cadastro até 1º de junho.

O processo compreende as seguintes etapas: realizar o pré-cadastro e o pagamento da taxa,que varia de acordo com a sua categoria e horário de trabalho (confira valores) e pode ser feito por meio da emissão de Guia de Arrecadação da União (confira o passo a passo). Não é mais possível realizar o processo por meio de transferência bancária.

Em seguida, o trabalhador deverá apresentar os seguintes documentos no Núcleo Avançado do DLO ("coordenação do estacionamento"), localizado no Campus Saúde, atrás do prédio do Hospital São Geraldo: comprovante de vínculo com uma das unidades e declaração de horário (obrigatória para profissionais com carga horária inferior a 40 horas semanais), cópia da habilitação e do documento do veículo (em folha única), comprovante de pagamento da taxa e termo de compromisso assinado.

Estudo amostral realizado pela Comissão Permanente do Campus Saúde levantou a demanda atual e a demanda potencial pelo acesso ao estacionamento. O resultado fundamentou as novas normas de uso, que têm entre suas principais mudanças a definição do perfil de cada usuário, no ato do cadastro, de acordo com o seu horário de trabalho. Dessa forma, a permissão para estacionar poderá ser integral ou parcial (manhã, tarde ou noite). Há também a categoria de usuário com acesso restrito.

O sistema de rodízio, adotado em 2017, continuará em vigor. Ou seja, será mantida a regra de rodízio atual com impedimento de estacionar um dia útil da semana, que será fixo. No entanto, se houver aumento do impacto na vizinhança, especialmente a formação de filas fora do Campus, a norma será revista podendo ser adotado um segundo dia de rodízio. O estudo apontou que o rodízio, juntamente com a definição dos perfis e dos horários permitidos, comporta a demanda de usuários ativos e potenciais, otimizando as vagas e democratizando o acesso. Por isso mesmo, é importante que cada um cumpra seu papel, conhecendo e cumprindo as novas normas estabelecidas, para que não venham a acontecer eventuais restrições no acesso ao estacionamento. 

“O estudo serviu de subsídio para que a comissão tomasse uma decisão mais segura em relação à ampliação de acesso ao estacionamento, um pleito de vários trabalhadores que tiveram esse acesso suprimido com as normas anteriores. Nós observamos a existência de vagas ociosas e o estudo amostral comprovou que a demanda poderia ser comportada no estacionamento desde que nós fragmentássemos os horários de uso. Por isso, estabelecemos três categorias básicas”, afirmou a superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG e presidente da Comissão Permanente do Campus Saúde da UFMG, professora Luciana de Gouvêa Viana.

Poderão usufruir do espaço professores da ativa, eméritos ou substitutos e funcionários técnico-administrativos do quadro permanente da UFMG, lotados na Faculdade de Medicina, na Escola de Enfermagem e no Hospital das Clínicas; profissionais lotados em outras unidades da UFMG ou em outros órgãos públicos, que estejam em disponibilidade para a UFMG prestando serviços no Campus da Saúde de forma diária, continuada; profissionais lotados no Hospital das Clínicas do quadro da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh); profissionais contratados por fundações de apoio vinculadas à UFMG, que prestam serviços no Campus Saúde de forma diária, continuada e por, no mínimo, 30 horas semanais, em regime celetista.

Avaliação

As novas normas visam ampliar o acesso ao estacionamento sem impactar na vizinhança do Campus Saúde, condição para que a licença de funcionamento do Campus não seja prejudicada. A utilização do estacionamento, porém, estará em constante avaliação e caso ocorra transtornos no trânsito, em especial formação de filas, as normas serão revistas, podendo haver restrições.

Vale ressaltar que é importante que o usuário se conscientize da necessidade de respeitar as regras e fazer uso do espaço apenas durante o seu horário de trabalho no Campus Saúde. O estacionamento, que possui 502 vagas, é um dos maiores e mais antigos da região hospitalar, contribuindo para a qualidade de vida de seus usuários.

“Nós temos o compromisso com os órgãos municipais de controle de que o estacionamento não causará impacto no seu entorno. Essa foi a motivação para implantação das novas normas. Agora, esperamos que todos os usuários respeitem essas normas e o seu horário de estacionamento”, finalizou a presidente da Comissão.