Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Campus Saúde da UFMG se colore de amarelo

Maio Amarelo

Campus Saúde da UFMG se colore de amarelo

Hospital das Clínicas iluminará a sua fachada na cor do movimento e laços gigantes enfeitarão todo o gradil do Campus durante todo o mês

Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Com esse objetivo, o Campus Saúde da UFMG, formado pelo Hospital das Clínicas, a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem, se colorirá de amarelo durante todo o mês de maio em apoio ao Movimento Maio Amarelo. Com o mote "Nós somos o trânsito", o Movimento chega a sua quinta edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito.

Diversas ações alusivas serão realizadas. A partir desta quinta-feira (3), laços gigantes na cor amarelo enfeitarão todo o gradil do Campus Saúde. Já o Hospital das Clínicas iluminará a sua fachada na cor do movimento.

Nos dias 7 e 21, uma blitz de conscientização será realizada na Avenida Professor Alfredo Balena e dentro do campus pelos alunos dos cursos de Enfermagem e de Medicina da UFMG que fazem parte da Liga Acadêmica do Trauma e Emergências (LATE MG). Um ator caracterizado com lesões de politraumatizado vai alertar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre os perigos do dia a dia no trânsito que podem acarretar graves consequências.

Dados

Cerca de 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. O Brasil figura entre os 10 países responsáveis por 62% das vítimas em acidentes no mundo, sendo o quinto em mortes. O alto índice preocupa a Organização das Nações Unidas (ONU), que promove, até 2020, a Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema.

A cor amarela foi escolhida em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. Por isso, ela ficou conhecida como a cor da atenção pela vida. Assim como os movimentos de conscientização de combate ao câncer de mama, de próstata e contra o vírus HIV, o Maio Amarelo também é simbolizado por um laço, nesse caso, amarelo.