Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Plataforma para submissão de projetos vai agilizar a avaliação dos processos de pesquisa

Tecnologia

Plataforma para submissão de projetos vai agilizar a avaliação dos processos de pesquisa

Sistema irá possibilitar aos envolvidos uma visão simultânea de todo o processo de aprovação de pesquisas e da documentação do projeto

Para automatizar e agilizar o processo interno de avaliação dos processos de pesquisa, tornando todos os passos virtuais, o Centro de Informática em Saúde (Cins), em parceira com o Hospital das Clínicas da UFMG e o Centro de Pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG (CPq), criou o Sistema de Submissão de Projetos (SISPq). A plataforma, que já pode ser acessada neste link, gerencia globalmente o protocolo de andamento do trâmite de aprovação de pesquisas de graduação, iniciação cientifica, e pós-graduação, mestrado e doutorado para a Faculdade de Medicina da UFMG.

O sistema ainda está em fase de transição e, por enquanto, está ativo apenas na Maternidade do Hospital das Clínicas e no Departamento de Ginecologia da Faculdade. Mas segundo a professora Zilma Reis, coordenadora do Centro de Informática da Faculdade de Medicina da UFMG, a previsão é que já no segundo semestre todos os processos sejam realizados somente online. “Por isso mesmo, é importante que todos os setores e pessoas envolvidas em pesquisas, seja no HC ou na Faculdade de Medicina, se cadastrem na plataforma”, recomenda.

O Sistema de Submissão de Projetos irá possibilitar aos envolvidos uma visão simultânea de todo o processo de aprovação de pesquisas e da documentação do projeto, e facilitar ainda o fluxo entre a unidade acadêmica, que é a Faculdade de Medicina da UFMG, e a unidade funcional, que é o Hospital das Clínicas da UFMG, ligada à prática.

Processo

O sistema tem acesso personalizado para professores e avaliadores, por meio do login Minha UFMG. Segundo o professor Fernando Reis, coordenador do CPq, a plataforma pretende excluir o papel e agilizar o processo. “O pesquisador poderá acessar o sistema diretamente pelo Minha UFMG. Então é só carregar os documentos que ele já submeteria à avaliação. A partir desse momento todos que precisam ver, analisar ou submeter algum projeto terão acesso aos formulários online”, explica.

Orientações

Para acessar a plataforma, siga os passos a baixo:

1. Acesse o link https://intranetnova.medicina.ufmg.br;

2. Escolha a forma de login, minhaUFMG, Google ou Yahoo, e insira os dados, nome de usuário e senha;

3. Clique em SISPq, na coluna à esquerda;

4. Acesse o menu Projeto > Cadastrar e siga os passos do cadastro.

Cada tela tem um botão Ajuda, detalhando os passos e esclarecendo as dúvidas mais comuns.