Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

HC adere à projeto que incentiva práticas ambientais e de saúde pública

Pioneirismo

HC adere à projeto que incentiva práticas ambientais e de saúde pública

Gestão de resíduos do hospital se destacou devido às diversas ações com resultados positivos realizadas nos últimos anos; HC é o primeiro de Belo Horizonte a participar do seleto grupo

O Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é o mais novo membro do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), que trabalha para melhorar a proteção ao meio ambiente e à saúde da população nos hospitais públicos e privados de todo o país. O hospital é o primeiro de Belo Horizonte a aderir à rede de cooperação e foi aceito no seleto grupo por ser exemplo de instituição que desenvolve ações que visam à melhoria contínua das práticas ambientais e de saúde pública.

A inclusão do nome do HC-UFMG na lista de hospitais amigos do meio ambiente foi feita na última semana. Segundo explica a chefe da Unidade de Resíduos, Elci de Souza Santos, a gestão de resíduos do hospital se destacou devido às diversas ações com resultados positivos realizadas nos últimos anos. Dentre elas, destacam-se a redução de cerca de 35 toneladas de resíduos biológicos, a racionalização do desperdício e a ampliação do processo de reciclagem, a prevenção e o controle dos acidentes de trabalho, a redução dos custos financeiros, a capacitação dos seus funcionários e a saúde ocupacional.

“O Projeto Hospitais Saudáveis visa transformar a saúde num exemplo de sustentabilidade e de colaboração para o processo ambiental. A partir de agora, o HC ficará em contato direto com vários hospitais do mundo, ganhando visibilidade e servindo de inspiração para outras instituições. Além disso, o projeto abrirá as portas para participação em eventos científicos e até para investimentos”, afirmou.

O PHS propõe dez objetivos para os seus integrantes assumirem e fazerem cumprir anualmente para melhoria do desempenho ambiental, maior sustentabilidade no setor de saúde e segurança do paciente e trabalhador. O Hospital das Clínicas escolheu dois neste primeiro momento: resíduos (reduzir, tratar e dispor de forma segura os resíduos de serviços de saúde) e produtos farmacêuticos (prescrição apropriada, administração segura e destinação correta). Ambos estão relacionados à proteção do meio ambiente e da saúde e segurança do trabalhador e do paciente. “Temos muita coisa boa para mostrar para outras instituições de saúde. O HC consegue se destacar positivamente no gerenciamento de resíduos e isso é muito bom”, concluiu Elci.

O PHS

O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) é uma associação sem fins econômicos dedicada a transformar o setor de saúde em um exemplo para toda a sociedade. Para isso, o projeto incentiva ações que propõem a proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 50 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.