Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Práticas radiológicas é tema de curso de capacitação

Pesquisa e Extensão

Práticas radiológicas é tema de curso de capacitação

O evento faz parte do projeto de extensão e pesquisa “Assistência na radiologia: aproximando as vivências da universidade”

 

Com o objetivo de promover a saúde na atenção da radiologia, o Hospital das Clínicas da UFMG e a Faculdade de Medicina promoveram, no fim de junho, o curso “Capacitação em Práticas Radiológicas”, coordenado pela professora Luciana Batista, para os profissionais do Setor de Radiologia do HC. O evento faz parte do projeto de extensão e pesquisa “Assistência na radiologia: aproximando as vivências da universidade”, coordenado pela professora Críssia Paiva.

Durante toda uma manhã, ocorreram palestras sobre assuntos da área e roda de conversa com técnicos e tecnólogos em radiologia, técnicos e auxiliares de enfermagem, e ainda com os trabalhadores administrativos do Setor de Radiologia. O processo de acreditação, o uso e conservação de EPI, a proteção radiológica, a rotina e a otimização na prática e a ética no SUS foram alguns dos temas abordados.

Os profissionais também puderam conhecer os resultados preliminares do projeto de extensão. Buscou-se estreitar as relações acadêmicas com a prática radiológica, aproximar os profissionais que trabalham em setores e turnos diferentes, e promover a escuta de suas demandas e vivências, que ajudarão na busca de estratégias de melhoria ao setor.

O feedback dos profissionais foi positivo, destacando a aproximação das vivências. “ Foi muito bom, acho que deveria ter mais vezes. Já tínhamos conhecimento de muita coisa, mas é sempre bom rever as instruções e normativas, além de ter acesso às novidades da área. A roda de conversa foi muito proveitosa também”, afirmou o técnico de enfermagem Flávio Gomes, que participou da capacitação.

Para Críssia, esta escuta inicial em roda de conversa e aproximação com todos os profissionais envolvidos vai gerar reflexões e ações de melhorias ao setor.