Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital das Clínicas da UFMG comemora 90 anos nesta terça-feira (21)

Comemoração

Hospital das Clínicas da UFMG comemora 90 anos nesta terça-feira (21)

Solenidade alusiva ao aniversário acontecerá no Salão Nobre da Faculdade de Medicina na próxima segunda (27)

Celebrar 90 anos de história é motivo de orgulho. No caso do Hospital das Clínicas da UFMG, fundado em 21 de agosto 1928, comemorar a data é voltar no tempo, mas sem tirar os olhos do futuro. Nesta terça (21), o hospital comemora 90 anos de atividades. 

Na segunda-feira, dia 27 de agosto, às 19h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, ocorrerá a solenidade alusiva ao aniversário do Hospital das Clínicas da UFMG. "Ícone na formação profissional e produção do conhecimento em saúde, o hospital faz parte de um seleto grupo de organizações hospitalares que congrega assistência, ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, tendo a busca contínua pela excelência e eficiência como identidade institucional", afirma a superintendente do hospital, professora Luciana de Gouvêa Viana. 

História 
Do início das suas atividades, na década de 1920, quando ainda era Hospital São Vicente de Paulo, até os dias de hoje, o Hospital das Clínicas passou por mudanças físicas, assistenciais e curriculares que o transformaram em referência na formação de profissionais de saúde e no cuidado de alta complexidade no Sistema Único de Saúde em Minas Gerais. 

Em 1955, o Hospital São Vicente de Paulo, o Hospital São Geraldo e o Instituto do Câncer e Radium de BH, que já funcionavam como hospitais-escola da Faculdade de Medicina da UFMG, passaram a se chamar Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina. Na mesma época, o Pavilhão Carlos Chagas foi ampliado e adaptado como sede da Clínica de Doenças Tropicais e da Biblioteca. 

Na década seguinte, mais precisamente em 1962, o antigo prédio São Vicente de Paulo foi demolido para a construção dos blocos que formam atualmente o prédio principal do Hospital das Clínicas da UFMG. Em 1967 e 1969, respectivamente, o Hospital Borges da Costa e o Ambulatório Bias Fortes passam a integrar o complexo hospitalar do HC-UFMG. Em 1976, o HC se transformou em órgão independente da Faculdade de Medicina, passando a contar com uma diretoria geral escolhida pelo reitor da Universidade e com regimento interno próprio. Em 2004, o hospital se transformou em Unidade Especial da UFMG.

Desafios 
No seu nonagésimo aniversário, o Hospital das Clínicas da UFMG, atualmente administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), encontra-se em plena evolução. A instituição se renova a cada ano por meio da oferta de serviços pioneiros em sua área de abrangência, como a recente implantação do pré-natal masculino, a realização da primeira tromboendarterectomia pulmonar em um hospital público de Minas Gerais, o compartilhamento de conhecimento e tecnologia, por meio do Centro de Telessaúde, que firmou recentemente parceria de cooperação com o Peru, e a adoção de práticas seguras e sustentáveis. Além disso, o hospital é o primeiro de Belo Horizonte a aderir à rede Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), que trabalha para melhorar a proteção ao meio ambiente e à saúde da população nos hospitais públicos e privados de todo o país. 

Esses são exemplos das várias frentes de atuação do HC-UFMG, que, para a próxima década, terá como desafio a busca crescente por qualidade e segurança na assistência. O processo de acreditação internacional pela Joint Commission International (JCI), o mais importante órgão certificador de qualidade de instituições de saúde no mundo, ainda está em andamento, mas já trouxe melhorias expressivas. No último ano, o HC alcançou 87,5% de conformidade com os padrões internacionais da JCI. "Isso significa mais segurança e qualidade assistencial ao paciente atendido, além de elevado padrão nos processos de ensino e pesquisa", resume a professora Luciana de Gouvêa Viana.

(Texto de Luna Normand, jornalista do Hospital das Clínicas da UFMG, para o Boletim UFMG 2.028)