Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

I Congresso Internacional do Hospital das Clínicas tem início com palestra sobre redes de saúde

Qualidade, Segurança e Sustentabilidade

I Congresso Internacional do Hospital das Clínicas tem início com palestra sobre redes de saúde

Evento integra as comemorações dos 90 anos do HC-UFMG

O Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), deu início ao "I Congresso Internacional: Qualidade, Segurança e Sustentabilidade" na última quinta-feira (23) com o estudioso de sistemas de saúde e consultor em saúde pública Eugênio Vilaça Mendes. Ele apresentou a Conferência Magna: Redes de Atenção à Saúde para as cercas de 200 pessoas que lotaram o Auditório Tirandentes, o principal do Instituto Albert Einsten, onde está sendo realizado o evento até o próximo sábado (25). Antes, aconteceu a abertura oficial com a presença de autoridades e do Sexteto Corda, Pele, Vento da UFMG, que executou o Hino Nacional.

Estiveram presentes na solenidade o Colegiado Executivo do Hospital das Clínicas da UFMG - a superintendente professora Luciana de Gouvêa Viana; a Gerente de Atenção à Saúde, professora Andrea Maria Silveira; o Gerente de Ensino e Pesquisa, professor Alexandre Ferreira; e a Gerente Administrativa, Elizete Maria Neme, a Reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida, o Diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Humberto José Alves, a Diretora da Escola de Enfermagem, professora Eliane Marina Palhares Guimarães, o vice-superintendente substituto da Ebserh, Arnaldo Correia de Medeiros, e o professor emérito da UFMG, Alcino Lázaro, além de trabalhadores, professores, estudantes e demais interessados na temática.

Reitora da UFMG, professora Sandra abriu as atividades do Congresso, que integram as comemorações dos 90 anos do Hospital das Clínicas, dizendo que é um momento de celebração muito importante para a Universidade. "A UFMG surgiu quase que ao mesmo tempo em que o HC. Que história é essa? Uma história de qualidade, de referência para a nossa cidade, o nosso estado e o nosso país. O HC tem papel estratégico em vários campos. Esse evento é importante para se pensar questões que são relevantes não só para o hospital, mas para toda UFMG e sociedade", afirmou.

A superintendente do Hospital das Clíncias da UFMG, em seu discurso, disse que a busca pelo conhecimento e pela excelência não poderia deixar de fazer parte das comemorações dos 90 anos da instituição. "É um evento que tem muita importância afetiva, porque marca os 90 anos do HC, e uma grande importância técnica, porque a maioria do público é da própria instituição e o que buscamos com a realização deste Congresso é o aumento do conhecimento, da rede de relacionamento e da inspiração de cada participante, para que cada um retorne para a sua função ainda mais motivado e criativo", afirmou. Ela ainda apresentou alguns números recentes do hospital, que em 2017 realizou aproximadamente 17 mil internações, cerca de 21 mil cirurgias e 300 mil consultas.

Palestra
Em sua palestra, Eugênio Vilaça traçou um panorama da situação atual da saúde no Brasil, marcada por uma transição demongráfica acelerada, antes de falar sobre as Redes de Atenção à Saúde (RAS), que segundo ele ajudariam a restabelecer a coerência entre situação de saúde e transição demográfica. Ao final da palestra, os convidados participaram de um coquetel comemorativo.

Depoimentos
"Espero que seja o primeiro de muitos congressos e que essa seja uma oportundiade de aprender com os colegas convidados, que possamos mostrar as nossas experiencias e, com isso, ter um hospital melhor e que sirva melhor a cidade de Belo Horizonte, o estado de Minas Gerais e o nosso país". Professor Antonio Ribeiro, Coordenador do Centro de Telessaúde do HC-UFMG, professor Antonio Ribeiro.

"É o nosso I Congresso Internacional, o objetivo é promover uma discussão ampla de todos os aspectos que envolvem um hospital universitário e a sua missão de ensino, pesquisa, inovação tecnológica, assistência e gestão. Estamos recebendo convidados com grande experiência e que certamente contribuirão com as discussões". Professor Alexandre Ferreira, Gerente de Ensino e Pesquisa. 


Pré-congresso
Durante toda a manhã da última quinta-feira (23), aconteceram mini-cursos na modalidade pré-congresso nas áreas de Gestão Clínica, Ensino, Pesquisa e Inovação, e Gestão Administrativa e Financeira. A chefe da Unidade da Gestão da Qualidade e do Risco, Tatiane Batista Nascimento, coordenou o mini-curso "Metas Internacionais de Segurança Paciente". "Dei ênfase nas metas internacionais e protocolos de saúde, de forma a sensibilizar as pessoas em relação aos riscos assistenciais e à importâcia da identificação e tratamento desses riscos", disse.

A mestranda Paola Conceição da Silva participou de dois mini-cursos: "Elaboração de Protocolos Clínicos" e "Metas Internacionais de Segurança do Paciente". "Eu sou enfermeira e quis conhecer um pouco sobre alguns conceitos relacionados a protocolos e entender como funcionam as questões relacionadas aos erros que colocam em risco a vida dos pacientes. Achei os cursos bem dinâmicos e didáticos", afirmou.

A médica do Hospital Risoleta Tolentino Neves, Maria Leonor de Barros, gostou muito do que aprendeu no mini-curso "Metas Internacionais de Segurança do Paciente". "Participo do 'Núcleo de Segurança do Paciente' do hospital onde trabalho e acho que é um tema que precisa cada vez mais ser discutido, pois é muito importante construir uma cultura de segurança na assistência especialmente na área hospitalar onde eu atuo", disse. 

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 50 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.

 

Imagens: