Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Professor na Universidade de Southampton, James Batchelor fala sobre saúde digital

Entrevista

Professor na Universidade de Southampton, James Batchelor fala sobre saúde digital

Ele também é diretor da Unidade de Pesquisa em Informática Clínica e do Programa EDGE, grupo colaborativo de hospitais e organizações de pesquisa

Pela primeira vez no Brasil, o professor da Universidade de Southampton, no Reino Unido, James Batchelor, falou sobre saúde digital durante o "I Congresso do Hospital das Clínicas: Qualidade, Segurança e Sustentabilidade na Atenção à Saúde", realizado no Instituto Albert Einsten de Ensino desde a última quinta-feira (23). Em entrevista exclusiva, ele falou sobre sua participação no evento.

Como foi o convite para participar do I Congresso Internacional do Hospital das Clínicas da UFMG?
Não conhecia o Hospital das Clínicas da UFMG e também nunca tinha vindo ao Brasil. Um colega me apresentou ao Tom (professor Antonio Ribeiro, coordenador do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG) e ele me convidou para participar do evento para falar sobre o meu trabalho na Universidade de Southampton. Aceitei na hora e aqui estamos.

Qual a importância da interface entre tecnologia e saúde?
A interface entre tecnologia e medicina proporciona excelentes oportunidades de acelerar o entendimento do genoma humano e, consequentemente, melhorar o tratamento do paciente. Possibilita um conjunto de dados muito mais preciso e rápido sobre o que está acontecendo com a saúde do paciente e isso não só no momento em que ele está no hospital ou nas consultas médica.

Como a transformação digital pode ajudar a melhorar e inovar o atendimento em saúde na área pública?
A saúde publica é ainda mais dependende de informações de alta qualidade. É preciso entender rapidamente as doenças da população e saber quais os serviços necessários para atendê-la e tratá-la, neste sentido a tecnologia ajuda centros de pesquisa em todo o mundo a ampliarem os seus trabalhos para além das suas fronteiras e a alcançarem regiões de muita carência na área da saúde pública, contribuindo, por exemplo, com o controle de surtos de alguns tipos de doenças. 

Imagens: