Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Solenidade encerra as comemorações dos 90 anos do Hospital das Clínicas da UFMG

Comemoração

Solenidade encerra as comemorações dos 90 anos do Hospital das Clínicas da UFMG

Durante o evento, foi apresentado o “Catálogo Comemorativo dos 90 anos”, que reúne fotos e depoimentos da trajetória da instituição nas últimas nove décadas

Com uma magnífica apresentação do Coral Ars Nova da UFMG, o Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), encerrou, na última segunda-feira (27), as comemorações dos 90 anos da instituição, completados no último dia 21 de agosto. A solenidade alusiva aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG e contou com a presença de autoridades, trabalhadores, professores, diretores das gestões anteriores, alunos e residentes.

Um vídeo institucional com um breve histórico do hospital abriu o evento, trazendo os fatos mais importantes de nove décadas e alguns dos seus números atuais e serviços. A superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, professora Luciana Gouvêa Viana, em seu discurso, proferido logo em seguida, também resgatou um pouco da história da instituição, desde a sua fundação, em 1928, até os dias de hoje. Ela também destacou o trabalho das diretorias das gestões anteriores, que ajudaram a construir o hospital da atualidade, referência para a média e alta complexidade em todo o país. “Esperamos coroar esses 90 anos do Hospital das Clínicas com a certificação internacional da Joint Comission Internacional (JCI), o mais importante e respeitado órgão certificador de organizações de saúde do mundo”, disse ela. A visita dos avaliadores internacionais está prevista para o último trimestre deste ano.

Reitora da UFMG, a professora Sandra Regina Goulart de Almeida disse que a história do Hospital das Clínicas se confunde com a da UFMG, também nonagenário. “Essa simultaneidade de datas aponta para a relevância do HC para o etos da UFMG (...) O HC se tornou um centro de referência assistencial, de pesquisa, ensino e extensão. São 90 anos dedicados ao atendimento da população da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país”, afirmou.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-reitor da UFMG, professor Alessandro Fernandes Moreira; o secretário estadual de saúde, Nalton Sebastião Moreira Cruz; Christine Ferretti, representando o secretário municipal de saúde, Jackson Machado Pinto; representando o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o diretor de Tecnologia da Informação, Flávio Ferreira dos Santos; o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, professor Humberto José Laves; a diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Eliane Marina Palhares Guimarães.

Ao final da solenidade, os presentes foram convidados para participarem de um coquetel de confraternização no hall de entrada da Faculdade de Medicina.

Catálogo comemorativo

Durante o evento, a superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG apresentou o” Catálogo Comemorativo dos 90 anos”. O material, em formato de livro, reúne, em 64 páginas, fotos e depoimentos da trajetória da instituição nas últimas nove décadas, além de trazer alguns números atuais de atendimento e serviços. Produzido pela Unidade de Comunicação, o objetivo do catálogo é eternizar os momentos e recordações mais importantes da trajetória do hospital.

 

Sobre a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Imagens: