Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Suicídio é tema de dois encontros em setembro

Setembro Amarelo

Suicídio é tema de dois encontros em setembro

Objetivo é alertar os trabalhadores do Campus Saúde a respeito desta realidade no Brasil

Dois eventos alusivos ao Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio, irão alertar os trabalhadores do Campus Saúde a respeito desta realidade no Brasil. O primeiro, intitulado “Estratégias de Prevenção do Suicídio no Hospital Geral”, é uma promoção do Serviço de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Unidade de Clínica Médica, da Divisão Médica, da Divisão de Enfermagem e da Gesqualis, apoiado pelo Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG. Ele acontecerá no dia 12 de setembro, das 10h às 12h, no Centro de Apoio Didático do Hospital das Clínicas da UFMG.

Na programação, diversos aspectos do tema serão discutidos. Haverá apresentação do protocolo para a prevenção do suicídio no Hospital Geral - Bernardo Viana; check-list de ações para a equipe de enfermagem; abordagem aos aspectos psicológicos; e lançamento do Núcleo de Apoio Psiquiátrico e Psicopedagógico ao Residentes do Hospital das Clínicas da UFMG (Nappre-HC).

Também no dia 12 de setembro, acontecerá na Faculdade de Medicina o simpósio “Saúde Mental e Suicídio entre Médicos e Estudantes: Desafios e Possibilidades”. O evento vai até o dia 13. Destinado a estudantes e profissionais de medicina e psicologia, o simpósio contará com oficinas, palestras, mesas-redondas e a exibição do filme Nasce uma estrela. A programação está disponível neste link. Inscrições neste link.  

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 40 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.