Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

CIHDOTT promove ações pelo Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

TRANSPLANTES

CIHDOTT promove ações pelo Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Mesa-redonda “Diagnóstico de Morte Encefálica” acontecerá no dia 25, a partir das 13h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG

 

No Brasil, setembro é o mês dedicado à doação de órgãos e tecidos. Apesar da ampliação da discussão do tema nos últimos anos, trata-se ainda de um assunto polêmico e de difícil entendimento, resultando em um alto índice de recusa familiar. Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para essa alta taxa de recusa, que não ocorre só no Brasil: incompreensão da morte encefálica, falta de preparo da equipe para fazer a comunicação sobre a morte e religião.

Por isso mesmo, neste momento tão delicado, é preciso que haja motivação e segurança técnica dos profissionais de saúde envolvidos para esclarecer todas as dúvidas sobre os procedimentos de retirada de órgãos sem violação do corpo. Nos dias 25 e 27 de setembro, a CIHDOTT/HC-UFMG pretende realizar mesa-redonda e distribuição de material educativo no hall de entrada do hospital, respectivamente, para compartilhar conhecimentos sobre a morte encefálica e o processo de doação de órgãos e tecidos.

No dia 25, acontecerá a mesa-redonda “Diagnóstico de Morte Encefálica”, a partir das 13h, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG. O público-alvo são médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, residentes e estagiários do HC-UFMG, profissionais que atuam em Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes - CIHDOTT na Região Metropolitana de Belo Horizonte e alunos de graduação e pós-graduação da UFMG na área da saúde.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por e-mail. Basta enviar o nome completo, CPF, vínculo, cargo, setor/unidade para cihdott@hc.ufmg.br. Entre os palestrantes estão o médico Omar Lopes Cançado (MG Transplantes), Rafaela Cabral Gonçalves Fabiano (MG Transplantes), Ana Paula Gonçalves (Médica do HC-UFMG), Alexandre Cordeiro Ulhoa (Médico do HC-UFMG), Sandra  Monetti Domont (Faculdade de Medicina e HC-UFMG), Fidel Castro Alves Meira (Hospital Risoleta Tolentino Neves),  Vandack Alencar Nobre Júnior (Médico HC-UFMG) e Divina Elenice Cardoso Bessas (Enfermeira HC-UFMG).

Já no dia 27 de setembro, a ação será no hall de entrada do Hospital das Clínica da UFMG, entre 7h e 13h, com entrega de folders e decoração especial. Mais informações: 3409-9495

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nos 40 hospitais que integram a rede. Além disso, atua em conjunto com as universidades federais para a gestão de seus respectivos hospitais.