Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Projeto Elsa completa 10 anos com mostra itinerante

ESTUDO LONGITUDINAL

Projeto Elsa completa 10 anos com mostra itinerante

São cerca de 15 mil servidores voluntários em todo o país, sendo 3.115 só em Minas Gerais

Para marcar os 10 anos do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa Brasil), que investiga a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas, em particular as cardiovasculares e o diabetes, a equipe do Centro de Investigação ELSA em Minas Gerais, localizado anexo Hospital Borges da Costa, prepara um evento comemorativo e uma mostra itinerante com os resultados de uma década de pesquisa. A solenidade acontecerá no dia 24 de setembro, às 18h, na sede do projeto.

A expectativa é reunir cerca de 200 pessoas, entre elas trabalhadores do Elsa Brasil, voluntários, integrantes do comitê diretivo do Elsa Brasil, autoridades da UFMG, das unidades do Campus Saúde e dos Ministérios da Saúde e de Ciência, Tecnologia e Inovação. Já a “Mostra Dez anos do Elsa Brasil” será aberta para visitação no dia 15 de outubro, no hall de entrada do prédio principal do Hospital das Clínicas da UFMG. A exposição itinerante, que ficará no hospital até 19 de outubro, percorrerá a Faculdade de Medicina, o Campus Pampulha da UFMG e Campus 1 do Cefet-MG, apresentando os resultados obtidos pelo estudo até o momento.

O Projeto

O Elsa Brasil reúne atualmente cerca de 15 mil servidores voluntários em todo o país, sendo 3.115 só em Minas Gerais. São trabalhadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), de idades entre 35 e 70 anos, que fazem exames e entrevistas nas quais são avaliados aspectos como condições de vida, diferenças sociais, relação com o trabalho, gênero e especificidades da dieta da população brasileira.

“Este tipo de estudo é frequente desde a década de 1950 em países desenvolvidos. São estudos que geram evidências científicas sobre os fatores que contribuem tanto para a prevenção de doenças crônicas quanto para a causa das doenças crônicas. Por ser longitudinal, permite acompanhar mudanças que eventualmente ocorrem no estado de saúde das pessoas e que geram evidências científicas para orientar novas intervenções, tratamentos e prevenção”, afirmou a coordenadora do Centro de Investigação ELSA em Minas Gerais, a professora Sandhi Maria Barreto.

O Elsa Brasil é financiado pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. “Estamos alegres em cumprir aquilo que nos objetivamos há 10 anos e com fôlego para continuar por muito mais tempo. Quanto mais tempo dura um estudo dessa natureza, maior o ganho e maiores as evidências que ele pode gerar”, concluiu.