Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Equipe do Hospital das Clínicas da UFMG participa de seminário internacional

Seminário

Equipe do Hospital das Clínicas da UFMG participa de seminário internacional

Evento, realizado em Brasília nos dias 7, 8 e 9 de novembro, discutiu pesquisa clínica e boas práticas de governança corporativa

Atualmente, cerca de 30 pesquisas clínicas estão em andamento no Hospital das Clínicas da UFMG, hospital universitário administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os 40 hospitais universitários federais da Rede Ebserh respondem por aproximadamente 45% dos estudos autorizados no país. Para alavancar ainda mais a pesquisa clínica nos HU’s e discutir boas práticas de governança corporativa, aconteceu, nos últimos dias 7, 8 e 9, em Brasília, o I Seminário Internacional de Pesquisa Clínica em conjunto com a I Jornada Nacional de Governança da Rede Ebserh.

O evento reuniu cerca de 450 participantes de todo o país, incluindo o colegiado executivo do HC-UFMG, que puderam compartilhar avanços na implementação das ações das diversas áreas da empresa e experiências de sucesso desenvolvidas, trocar conhecimento entre instituições de pesquisa, órgãos fomentadores, reguladores e agenda de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em saúde na Rede Ebserh.

“Esse evento é uma conquista da rede. Logo quando eu assumi, fui muito cobrado para que tivéssemos um grande encontro. Reunimos os representantes de todos os hospitais, sobretudo da parte de pesquisa clínica, pois associamos essa Jornada ao I Seminário Internacional de Pesquisa Clínica da Rede Ebserh, trazendo pesquisadores franceses com grande desenvoltura na área de pesquisa nas universidades francesas”, disse o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), professor Kleber Soares.

Os participantes conheceram os processos de gestão interna e elementos estruturantes dos centros de pesquisa da rede de hospitais franceses CHU (similar à Rede Ebserh) e do Assistence Publique – Hôpitaux de Paris, um dos mais importantes hospitais da França. “É muito importante essa troca de experiências não só dentro da Rede Ebserh, mas também fora dela, como aconteceu neste encontro com a participação de convidados internacionais. Foi o momento de traçar algumas políticas e fechar o planejamento das ações para 2019, tanto na parte que envolve assistência à saúde quanto o ensino e pesquisa. Foram proveitosos os fóruns, as discussões e as palestras com os franceses”, disse o Gerente de Atenção à Saúde e de Ensino e Pesquisa do HC-UFMG, professor Alexandre Ferreira.

Ele participou do painel intitulado “Cenários, Tendências e Futuro da Pesquisa Clínica: casos de sucesso em Hospitais de Ensino”, no qual apresentou a experiência do Hospital das Clínicas da UFMG ao lado de representantes do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPA), do Hospital Sírio-Libanês, do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC).

Boas práticas

Durante o encontro, os Hospitais Universitários da Rede Ebserh apresentaram exemplos de boas práticas em diversas áreas, como auditoria, gestão e atenção à saúde. A superintendente do HC-UFMG, professora Andrea Silveira, apresentou brevemente o perfil assistencial do hospital, os números atuais e os principais desafios da nova gestão, como a implantação do sistema informatizado de gestão e a avaliação internacional da Joint Commission International (JCI), agendada para o próximo dia 26. 

A gerente administrativa do HC-UFMG, Elizete Maria da Silva Neme, apresentou aos gerentes administrativos dos outros hospitais da rede o processo de reestruturação da Engenharia Clínica da instituição, que culminou na otimização dos processos e redução dos custos. “Fomos um dos cinco hospitais escolhidos para mostrar as boas práticas desenvolvidas. O encontro foi bastante proveitoso, principalmente pela oportunidade de conhecer as boas práticas que vêm sendo desenvolvidas nos demais HU’s e que podem ser aproveitadas em nosso hospital”, disse.

 

Imagens: