Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Hospital inicia implementação do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar da Rede Ebserh

MGAH

Hospital inicia implementação do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar da Rede Ebserh

Em 2018, 15 hospitais foram selecionados para receber o MGAH, entre eles o HC-UFMG

Nos últimos dois dias, gestores chefias de diversas áreas do Hospital da Clínica da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estiveram imersos na Oficina do Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar (MGAH), que capacitou gestores da instituição para o uso das ferramentas de gestão e dos dispositivos de gerenciamento do novo modelo proposto pela Ebserh. Em 2018, 15 hospitais foram selecionados para receber o MGAH, entre eles o HC-UFMG.

A oficina foi ministrada por uma equipe do Hospital Universitário da Universidade de Grande Dourados (HC-UFGD), um dos seis hospitais-piloto do MGAH. A instituição, que implantou com êxito o novo modelo em 2017, iniciou recentemente a implantação do Módulo 2: Humanização, Contrato Interno de Gestão e Linha de Cuidado.

“Nós tivemos a oportunidade de mostrar cientificamente o ganho que a nossa instituição teve com esse novo modelo de gestão. O maior ganho, sem dúvida, foi na cogestão e corresponsabilização das pessoas que estão na Unidade de Produção e o acompanhamento do painel de indicadores”, afirmou José Flávio Sette de Souza, Gerente de Atenção à Saúde do HC-UFGD, sobre a oficina realizada em Belo Horizonte.

No HC-UFMG, a primeira fase deve durante cerca de um ano. “Agora que nos apropriamos do modelo, vamos fazer discussões internas para implementá-lo dentro do hospital e adaptá-lo a nossa realidade. Eu acho que o encontro foi muito bom. Esse compartilhamento de informações com o Hospital Universitário de Grande Dourados, que é um hospital mais jovem e veio mostrar não só o que deu certo, mas as dificuldades que eles tiveram, vai facilitar muito a implementação do novo modelo de gestão da atenção à saúde no HC-UFMG”, afirmou a superintendente da instituição, professora Andrea Maria Silveira.

O MGAH

O Modelo de Gestão da Atenção Hospitalar incentiva a atuação multiprofissional, com vistas à prestação de serviços de qualidade ao usuário. 

 

Imagens: