Detalhes da notícia Detalhes da notícia

Voltar

Ginásio Interdisciplinar do Idoso é reinaugurado

Reforma

Ginásio Interdisciplinar do Idoso é reinaugurado

Solenidade de reinauguração do espaço, que passou por reformas, contou com a presença do presidente da Ebserh e de trabalhadores e gestores da instituição

Os pacientes do Serviço de Geriatria Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), hospital universitário administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), contam, a partir de agora, com um espaço muito mais qualificado para reabilitação e prevenção de doenças comuns da terceira idade. Nesta quarta-feira (14), aconteceu a reinauguração do Ginásio Interdisciplinar do Idoso, que passou por ampla reforma nos últimos dois meses. O presidente da Ebserh, professor Kléber Morais, participou da solenidade ao lado de trabalhadores e gestores do HU.

Cerca de 3 mil idosos circulam por mês no HC-UFMG, sendo que 20% deles necessitam de um atendimento interdisciplinar à medida que avançam em anos e limitações. O ginásio, que está localizado no Ambulatório Jenny de Andrade Faria e foi construído junto com o prédio, em 2010, já funcionava, porém não atendia às necessidades dos pacientes.

A reforma só foi possível com a doação de mais de R$1 milhão do fundador e dono do Grupo Alfa, Aloysio de Andrade Faria. O banqueiro, que é ex-aluno da Faculdade de Medicina da UFMG, já fez outras doações similares ao Hospital das Clínicas da UFMG.

“Nem todos os hospitais têm a possibilidade de ter um ginásio como este e nem todas as cidades têm condições de oferecer esse atendimento aos usuários do SUS. É certamente um ganho muito importante para a Rede Ebserh. A gente mostra que os nossos 40 hospitais têm desempenhado um papel muito importante para a população brasileira”, afirmou o presidente da estatal, professor Kleber de Melo Morais.

Estrutura

Com uma área de 247,0 m², o espaço ganhou um consultório para avaliação fisioterápica, uma pista para teste de marcha e uma área para prescrição. Dois consultórios foram reformados para a prestação de atendimento cardiorrespiratório e foi possível aumentar a fluidez espacial com a integração de alguns espaços. Além disso, os recursos doados também permitiram a aquisição de novos aparelhos. “Hoje reinauguramos esse ginásio totalmente reformulado e reequipado. Um espaço qualificado para atender às nossas atividades não só assistenciais, mas também as de ensino e pesquisa.  Somos referência para vários outros estados quando se fala em cuidado ao idoso frágil e agora teremos a oportunidade de aprimorar ainda mais as atividades que são executadas aqui”, disse a superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG, professora Andréa Maria Silveira.

 

O chefe do Serviço de Geriatria e Gerontologia, professor Edgar Nunes de Moraes, ressaltou a importância da Ebserh na consolidação do nome do HC-UFMG como referência nacional no cuidado ao idoso frágil. “Fazer com que as coisas funcionam não é tarefa fácil. Reestruturamos o ginásio para que ele pudesse funcionar da melhor forma possível, mas os recursos humanos que a Ebserh trouxe foram fundamentais para a gente se tornar o maior centro brasileiro de atenção à saúde do idoso. Não adianta nada ter um prédio maravilhoso sem uma equipe maravilhosa como a que nós temos. E se essa equipe hoje existe e dá conta de atender um grande número de pacientes é graças à Ebserh. A Ebserh foi revolucionária”, afirmou.

Sobre a Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, administra 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Imagens: